Pau das Caldas: Ora cá estamos todos para mais uma reunião secreta convocada por mim, para mim e tendo em conta o Princípio Real Pau-de-Caldense que as oposições Reais são para ter em conta, sobretudo e acima de tudo se protagonizarem políticas Reais construtivas sobretudo se…
Mona Lisa Pato com Laranja: Ó homem, cale-se lá com essa lengalenga das políticas construtivas, raios, que todos nós sabemos que a construção anda pelas ruas da amargura. Isto está tão mau que eu tenho três filhos e não sei como é que vou pagar a conta da água…
Soquete Costa: E logo você, que se farta de meter água. Deve ter uma conta enorme para pagar…
Mona Lisa Pato com Laranja: Ouça lá, sua aparição fantasmagórica do movimento hippie dos anos 60, mas quem pensa você que é para se estar a meter comigo? O seu inimigo está ali à frente, é o Pau das Caldas, não confunda as coisas. Olha que raio, pá.
Soquete Costa: Desde que não esteja sentado ao meu lado é inimigo. E mesmo aqui o Pedro Merdonça não está a salvo. O que importa é lutar, resistir, reclamar, contrariar!
Delirante Pereira: Pois eu cá acho, camaradas, que quem votou nestas aberrações em bloco é que deveria pagar a factura. Havia de se fazer uma Assembleia Real exclusiva para a Soquete e para o Merdonça com uma plateia exclusiva de votantes do Ignorância em Bloco.
Soquete Costa: Ó camarada Delirante, eu ainda o hei-de ver a aclamar o querido líder da Correria do Norte, o King Kong Hil.
Mona Lisa Pato com Laranja: Diz isso porque não tem ido a casa dele à noite. São horas de copiosa berraria a olhar para um retrato do King Kong Hil…
Delirante Pereira: Não vos admito que digam mal do meu Querido Líder! Se ele governasse o Reino de Quer-Taxo, iam ver que não havia uma única dívida!
Mona Lisa Pato com Laranja: Provavelmente também não havia nada para comprar nem para pagar…
Pau das Caldas: Bom, eu convoquei esta reunião secreta porque tenho o objectivo de vos propôr uma negociação vantajosa para ambas as partes ainda que não defendamos políticas para as pessoas e pelas pessoas com a mesma génese ou seja sobretudo e aci…
Mona Lisa Pato com Laranja: Ó homem, vá direito ao assunto, pá, é cada discurso que parece o Fidel Gasto, será que o Reino paga os seus discursos à letra e é daí que vem a dívida? Só pode, raios.
Manuel Ariano: Estou a começar a perder a paciência e alguém vai sair daqui amassado.
Pau das Caldas: Bom, como sabem, vou dar o salto antes do fim do actual Mandato Real enquanto ainda tenho alguma sanidad… isto é, enquanto não se faz tarde.. Tenho aqui o meu Assessor Real, que vai herdar o Trono, e gostaria de o apresentar a Vossas Eminências.
Soquete Costa: Um Sucessor Real? Isso traz água no bico. O Ignorância em Bloco está contra.
Mona Lisa Pato com Laranja: Quem é que vai suceder ao Rei? É o Merlin? É que nós estamos a precisar de uns golpes de magia para escapar à bancarrota aqui no Reino.
Delirante Pereira: Quem o meteu cá que pague as dívidas. Nós, camaradas Kingkongianos, só pagamos a factura do nosso Querido Líder.
Bastardo Pereira: Sua Eminência sabe, ao menos, quem é o pai dessa criança?
Pau das Caldas: Não sei a que criança se está a referir. Aqui ao meu lado está o Pau Feito à Varanda, o meu Real Sucessor. É ele quem vai dar continuidade às Políticas Reais pelas pessoas e para as pessoas, sobretudo e acima de tudo tendo em conta que não obstante a conjuntura externa e…
Mona Lisa Pato com Laranja: Homem, já chega! Dê lá a palavra então a esse Pau Feito, a ver o que tem ele a dizer ao povo de Quer-Taxo.
Pau Feito à Varanda: Bem, boa tarde a todos, eu sou percursor de políticas pelas pessoas e para as pessoas, sobretudo mas acima de tudo tendo em conta que não obstante o concreto da realidade do estado há que fomentar projectos que estimulem o crescimento e o desenvolvimento tendo em conta que…
Mona Lisa Pato com Laranja: Raios e tempestades! Este é igualzinho ao outro! Uma fotocópia com selo de autenticidade e tudo!
Soquete Costa: Por momentos pensei que estava a ter uma daquelas alucinações típicas das fumaças que damos nas reuniões do Ignorância em Bloco…
Delirante Pereira: E eu senti-me como se estivesse a ver ao mesmo tempo um discurso gravado do Grande Líder King Kong Pai e do Querido Líder King Kong Filho.
Manuel Ariano: É para vocês verem que a capacidade Real de renovação da boa governação é como as cheias no Reino de Valada: raramente vemos a água, mas à conta dela o povo não passa da cepa torta.
Pau Feito à Varanda, o Real Sucessor
O Grande Monarca Absoluto Pau das Caldas continua à procura do melhor caminho para educar a Oposição Real e levar esse bando de desalinhados a optar por um caminho que os conduza à prossecução de políticas pelo povo, para o povo e sobretudo e acima de tudo e mais alguma coisa que a Oposição enfim tenha alguma utilidade para o Reino de Quer-Taxo. Vai daí o Grande Monarca convocou uma reunião secreta com alguns representantes opositores da Assembleia Real, na tentativa de os convencer a aceitar o futuro Monarca Pau Feito à Varanda sem grandes alaridos. Xicos Cuvilheiro, escondido atrás do enormíssimo Luís Nasventas, conselheiro jurídico do Reino, conta-lhe tudo.