Santa Casa da Misericórdia de Azambuja – Direito de Resposta

Direito de Resposta exercido pela Santa Casa da Misericórdia de Azambuja

Com o título “Azambuja: neto de idosa com coronavírus diz que avó foi abandonada pela Santa Casa da Misericórdia”, foi publicado no vosso jornal um texto, onde relatam a situação de uma utente do serviço de apoio domiciliário, baseando-se em afirmações produzidas por seu neto.

Dado que no texto publicado são feitas considerações que afectam o bom nome e reputação desta instituição, distorcendo os factos, importa esclarecer o seguinte:

– A Santa Casa da Misericórdia de Azambuja presta à idosa citada na notícia apoio domiciliário, na vertente de cuidados de higiene e de fornecimento de alimentação;

– As funcionárias incumbidas da prestação dos serviços contratados à utente, ao constatarem que no local se encontrava o neto, citado na notícia, que era do conhecimento das mesmas estar infectados com Covid-19 e que deveria estar em confinamento na sua residência, ficaram extremamente assustadas com a sua segurança, tendo informado a responsável do serviço de apoio domiciliário das suas preocupações;

– A Santa Casa da Misericórdia diligenciou junto das autoridades de saúde para que as funcionárias em causa fossem testadas à Covid-19, tendo o teste e os procedimentos posteriores obedecido às específicas instruções da autoridade de saúde, nomeadamente no que diz respeito à retoma da actividade laboral e à não observância de qualquer período de quarentena;

– A Santa Casa da Misericórdia de Azambuja suspendeu, com o acordo da utente, na sequência de contacto promovido, o serviço de higiene, mantendo a prestação do serviço de alimentação, adaptado à situação da utente, onde sempre visou acautelar a segurança e saúde das suas funcionárias;

– A Santa Casa da Misericórdia de Azambuja irá ajustar o valor da mensalidade a ser paga pela utente aos serviços que lhes foram efectivamente prestados.

A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Azambuja, em 12/06/2020

Provedor – Vitor Manuel Cachado Lourenço

Vice-Provedora – Paula Elsa Moniz

Tesoureira – Maria da Luz Fernandes

NOTA DO DIRECTOR

O Fundamental telefonou e insistiu com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Azambuja para que nos esclarecesse sobre todos estes factos. Enviámos um email ao cuidado de Vítor Lourenço com algumas questões relacionadas com todo o conteúdo desta reportagem. Devido à natureza e à complexidade dos assuntos em causa, e porque seria, de acordo com o Provedor, muito difícil responder de forma ponderada e esclarecedora em tempo útil às questões apresentadas, ficou a promessa de Vítor Lourenço de que concederá uma entrevista ao Fundamental Canal com o intuito de esclarecer e informar todos os nossos leitores e a comunidade acerca deste assunto, sendo que o Fundamental manifestou, naturalmente, toda a sua total disponibilidade e concordância para realizar essa entrevista filmada, disponibilidade que naturalmente se mantém.