Aveiras de Cima: há vinho e milhares de visitantes prometidos para o próximo fim de semana

A ÀVINHO está de volta à vila de Aveiras de Cima. É já nos dias 12, 13 e 14 de abril que se realiza a décima oitava edição da Festa do Vinho e das Adegas, um evento que já é uma tradição em toda a região e afirma-se como uma das festas do vinho mais castiças de Portugal.

A ÀVINHO está de volta à vila de Aveiras de Cima. É já nos dias 12, 13 e 14 de abril que se realiza a décima oitava edição da Festa do Vinho e das Adegas, um evento que já é uma tradição em toda a região e afirma-se como uma das festas do vinho mais castiças de Portugal. A organização da ÁVINHO é uma parceria entre a Câmara Municipal de Azambuja, a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e a “Associação Vila Museu do Vinho”.

Por apenas 3 euros o visitante adquire uma caneca de barro alusiva ao evento – que guardará como recordação – e tem acesso a provar gratuitamente todos os vinhos de mais de uma dezena de vitivinicultores participantes na festa. Estes homens e mulheres abrem as suas portas a todos com a arte de bem receber e partilham muitos segredos do bom vinho ribatejano que produzem.

O arranque oficial da ÁVINHO terá lugar às 18h00 da próxima sexta-feira na Praça da República. Na visita inaugural nas ruas do evento haverá a tradicional oferta de febras, pão e vinho. Nos momentos musicais nestes três dias sobem ao palco da República os “Sons do Minho”, na sexta-feira, pelas 23h00; na noite de sábado, o cantor Nuno Ribeiro, pelas 23h00; e Buba Espinho, no final da tarde de domingo, pelas 19h00.

Além da constante animação com as bandinhas de rua, destaque para o fado amador itinerante pelas diversas adegas na noite de sexta-feira e para o desfile etnográfico “O Ciclo do Vinho”, às quatro da tarde de sábado. É neste momento que as as ruas de Aveiras de Cima são invadidas por centenas de visitantes para ver passar os grupos e carros alegóricos com a demonstração das diversas fases do ciclo do vinho, desde a plantação do bacelo até à prova do vinho na taberna.

Trata-se de uma grande manifestação cultural com a participação dos diversos ranchos folclóricos do Concelho de Azambuja. Para esta fase do evento a organização conta igualmente com a colaboração do Centro Social e Paroquial de Aveiras de Cima e ainda do Agrupamento de Escuteiros 524.

As varandas e fachadas enfeitadas sob o tema do vinho, fruto do envolvimento da população local, são outro atrativo da festa. Recorde-se que todas as atividades da Ávinho têm entrada livre. Após os concertos, a animação vai continuar com o “Bailarico” e atuações de DJ’s. Os bailes terão o seu inicio marcado para 00h30 na sexta-feira, no palco do Calhô na Rua da Ameixoeira com Duo Musical Daniel & Mara; e no sábado com o Grupo Ved’Noize no palco da Moina, na Rua António Amaro dos Santos. Seguir-se-á, no Largo da República, à 01h00 da madrugada, animação na sexta-feira com o DJ Tiago Cristophuros e no sábado com o DJ Van Gohen.

No último dia, domingo, será feita a “Ronda às Adegas” onde não irão faltar pontos de animação nestas mesmas adegas, ruas e largos do circuito Ávinho com os grupos de folclore, música, teatro e animação do concelho. Nesta ronda será possível desfrutar de uma prova de vinhos e torricado, o que acontecerá no posto de informação do Município de Azambuja.


“Com a nova sede as minhas promessas na Cruz Vermelha foram todas cumpridas” (José Torres em entrevista)

Torres é o Presidente da Direção do Núcleo da Cruz Vermelha de Aveiras de Cima. A inauguração da nova e tão desejada sede desta corporação aconteceu no último domingo e foi o pretexto para esta agradável entrevista. Torres não tem dúvidas de que cumpriu todas as promessas que fez à chegada à corporação em 2016.