Alenquer: Chemina vendida hoje por um milhão e cem mil euros

O município de Alenquer procedeu esta terça-feira à alienação em hasta pública da antiga Fábrica de Lanifícios Chemina pelo valor de 1 milhão e 110 mil euros.

A Câmara de Alenquer procedeu esta terça-feira à alienação em hasta pública da antiga Fábrica de Lanifícios Chemina. O valor da venda ascende a  1 milhão e 110 mil euros e a entidade que adquiriu a Chemina foi a imobiliária Sunshine Life.

Recorde-se que esta hasta pública foi lançada em Novembro do ano passado e contou apenas com a proposta vencedora, que terá agora de apresentar o projecto de execução das obras. Sem este projecto não será celebrada a escritura final de venda.

“Nos termos da hasta pública, o vencedor fica obrigado a construir ali uma unidade hoteleira com SPA e aparthotel e a manter a traça arquitectónica da fachada da antiga fábrica”, recorda Pedro Folgado, que acrescenta: “O projecto terá ainda que contemplar um auditório que deverá ser cedido durante 20 horas mensais ao município alenquerense”.

O presidente relembra também que o adjudicatário terá de iniciar as obras do projecto no prazo de 3 anos e meio. “Findo este prazo serão aplicadas sanções no valor de 50 mil euros anuais”, acrescenta o autarca. Se no prazo de 5 anos o projecto não avançar, o município terá o direito de pedir a reversão do edifício.

“As expectativas, contudo, são que a obra avance em coordenação com as obras do PEDU, que prevêem a requalificação de toda a zona envolvente”, declara Folgado, que se revelou satisfeito com a conclusão da hasta pública. “Finalmente estão reunidas as condições para devolver este edifício histórico à vila de Alenquer”, rematou o autarca.

Ainda sobre a construção da nova unidade hoteleira, Folgado referiu: “Vem ao encontro de uma necessidade da vila e do concelho, até porque apesar de nos últimos anos terem vindo a surgir cada vez mais unidades de alojamento local, estas são ainda claramente insuficientes, quer para sustentar o turismo, que vimos encarando como um investimento estratégico e estrutural, quer também para aumentar a dinâmica económica no concelho de Alenquer”.