Funcionária da Casa de Santa Cruz no Cartaxo testa positivo à Covid-19

Uma funcionária da Casa de Santa Cruz, residência para idosos pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, recebeu ontem resultado positivo para a Covid-19. Funcionários e utentes deste Lar estão agora a ser testados no decorrer da manhã desta sexta-feira.

Uma funcionária da Casa de Santa Cruz, residência para idosos pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, recebeu ontem resultado positivo para a Covid-19. No seguimento deste teste positivo Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, convocou uma reunião de Protecção Civil com carácter de urgência, que decorreu na tarde desta quinta-feira no Auditório Municipal da Quinta das Pratas.

Nesta reunião foi decidido agendar para a manhã de hoje, sexta-feira, a testagem de todos os funcionários e utentes da Casa de Santa Cruz, estando a divulgação dos resultados prevista para as próximas horas. Os testes estão a ser realizados por equipas do Centro Hospitalar do Médio Tejo e, segundo esta entidade, é previsível obter resultados ainda no decorrer do dia de hoje.

Nesta reunião o Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo sublinhou que, após conhecimento do caso, a Instituição reforçou de imediato todas as medidas de protecção e higienização previstas no seu Plano de Contingência, estando os utentes – até conhecimento dos resultados dos testes – confinados aos seus respectivos quartos, sem se deslocarem às áreas comuns.

Jorge Nogueira, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, mostra-se confiante que este seja um caso isolado dentro da instituição, pois “a Santa Casa do Cartaxo tem feito um enorme esforço para conter a propagação deste novo coronavírus nas nossas unidades e estamos, por isso, confiantes de que os resultados dos testes a serem realizados reflectirão o imenso trabalho e empenho de todos os funcionários ao longo dos últimos meses”, acrescentando que até à data não foram identificados sintomas em nenhum outro funcionário ou utente da Casa de Santa Cruz.

Já Pedro Ribeiro manifestou solidariedade e reconhecimento ao trabalho que tem sido desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, quer pelos seus dirigentes quer por todos aqueles que trabalham nesta instituição, particularmente à funcionária que testou positivo, elogiando a sua conduta responsável e protectora de todos aqueles que cuida.

Pedro Ribeiro salientou que, e citamos, “a Santa Casa tem sido absolutamente rigorosa na adopção de procedimentos de prevenção à Covid-19, como foi aqui atestado pelo Director da Segurança Social, em resultado da acção de acompanhamento realizada esta semana pela Equipa Multidisciplinar”.

Pedro Magalhães Ribeiro apresentou toda a disponibilidade da Câmara Municipal no apoio à instituição e endereçou ao Provedor Jorge Nogueira uma palavra de apreço “pela forma exemplar e transparente na comunicação da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo junto dos familiares dos utentes, que muito contribui para a necessária serenidade que o complexo momento impõe”.