Ana Margarida Coelho é a nova coordenadora da Protecção Civil do Cartaxo

Ana Coelho é a nova Coordenadora Municipal de Protecção Civil do Município do Cartaxo. A técnica superior do município foi nomeada por Pedro Ribeiro em Despacho de 7 de Julho. Ana Coelho é técnica superior do município desde 2008 e integra o quadro de pessoal a tempo indeterminado desde 2013.

Ana Margarida Serrano Gaspar Coelho é a nova Coordenadora Municipal de Protecção Civil do Município do Cartaxo. A técnica superior do município foi nomeada por Pedro Magalhães Ribeiro em Despacho de 7 de Julho. Ana Margarida Coelho é técnica superior do município desde 2008 e integra o quadro de pessoal a tempo indeterminado desde 2013.

De acordo com o Presidente da Câmara do Cartaxo, “mais do que a imposição legal de garantir a ocupação deste cargo, a decisão vem reforçar o necessário trabalho de coordenação entre todas as forças de segurança, instituições sociais, órgãos municipais e de freguesia”, que o autarca destaca como “essencial para o cumprimento das competências do município no âmbito da protecção civil”.

Ana Margarida Coelho é técnica superior do município desde 2008, integra o quadro de pessoal a tempo indeterminado desde 2013 e desde então tem sido responsável pela elaboração de documentos estratégicos na área da protecção civil como os planos operacionais municipais. Tem coordenado a operacionalização dos trabalhos da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e da Comissão Municipal de Protecção Civil.

Licenciada em Engenharia de Gestão e Ordenamento Rural e com Pós-graduação em Riscos e Protecção Civil, a técnica superior tem diversos cursos na área da Protecção Civil, designadamente em Risco de Cheias e Inundações, Serviço Municipal de Protecção Civil, Incêndios Florestais, Comunicação do Risco e da Emergência, Riscos Naturais e Tecnológicos e Planeamento de Emergência, tendo participado em diversos exercícios nacionais.

Da sua experiência profissional destacam-se as funções exercidas na APAS FLORESTA como técnica de Sistemas de Informação Geográfica, no Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal do Cartaxo e na área de protecção civil da mesma autarquia, tendo integrado o Gabinete Municipal de Segurança e Protecção Civil, o Gabinete de Bombeiros e Protecção Civil e o Serviço Municipal de Protecção Civil, conforme a designação adoptada em diferentes organizações da estrutura ao longo de 12 anos de serviço público.

O presidente da autarquia destacou o trabalho de Ana Coelho “no âmbito da pandemia da doença Covid-19. Num momento de especial exigência, o município e a comunidade puderam contar com uma pessoa que assumiu a coordenação das operações de apoio à população com determinação e resiliência, com capacidade de encontrar soluções em tempo recorde e com especial capacidade de mobilizar todas as forças de segurança, instituições sociais, de saúde e políticas, envolvidas nesta enorme responsabilidade de proteger a nossa comunidade”.

No âmbito do seu trabalho recente, o autarca destaca ainda que Ana Coelho “teve um contributo exemplar quando foi necessário criar zonas de quarentena, ou quando em duas dessas zonas estiveram alojados 32 cidadãos e foi necessário procurar apoio junto de empresas, do comércio local, ou mobilizar voluntários e enquadrar equipas de trabalho multidisciplinares constituídas quer por representantes de diversas instituições, quer por representantes de forças de segurança e autoridades de saúde pública”.


Nelson Neves e a pandemia: “Fomos ensinados a poupar mais e a mudar de forma de vida”

Nelson Neves é especialista em recuperação e revitalização de empresas e durante esta pandemia já tivemos o privilégio de ouvir as suas análises e comentários através do nosso canal. Nelson faz um ponto da situação e perspectiva o futuro próximo das empresas e das famílias portuguesas.