Autarcas do Oeste e Governo articulam estratégia para evitar Covid nas campanhas da fruta

Pedro Folgado e os restantes autarcas da OesteCIM estão a articular com o governo uma estratégia de minimização da Covid-19 nas campanhas da fruta no Oeste.

Pedro Folgado e os restantes autarcas da OesteCIM estão a articular com o governo uma estratégia de minimização da Covid-19 nas fileiras agroalimentares. A fiscalização e a coordenação com autarquias, entidades locais e produtores são as apostas para minimizar os riscos de propagação da Covid-19 das campanhas da fruta no Oeste.

O guia de boas práticas que dá orientações aos produtores e aos embaladores, e que deve ser seguido ao detalhe durante as campanhas da apanha da fruta, foi apresentado como documento pilar para o sucesso. Estiveram presentes a Ministra da Agricultura, os Secretários de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, dos Assuntos Parlamentares e da Juventude e do Desporto.

O documento, elaborado pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária e pela Direcção-Geral da Saúde, determina as medidas a tomar por produtores e entidades locais e regionais para prevenir o máximo de riscos nas fileiras do sector agrícola. Nesta reunião foi delineado com os Presidentes de Câmara aquilo que são os procedimentos que se devem adoptar na articulação com as diferentes entidades e governo, especialmente quanto à mobilidade de trabalhadores, uma questão muito importante.

Ficou também definido todos os cuidados que devem existir, sinalizando que as situações que possam suscitar maiores riscos possam ser analisadas de forma pró-activa e a partir daí tomar todas as medidas necessárias, nomeadamente a realização de testes.

Pedro Folgado refere, a este propósito, que “a fiscalização preventiva das condições em que são desenvolvidas as actividades agrícolas é a estratégia de base para o sucesso que contará certamente com a disponibilidade dos nossos empresários do sector, para se efectivar o estrito cumprimento no definido pelo normativo da DGS”.

O Presidente da OesteCIm e também do Município de Alenquer acrescenta: “O sucesso de uns será o sucesso de todos para que o Oeste, uma vez mais, possa ser uma região de excelência na promoção dos seus produtos alimentares. Acreditamos, assim, que vai correr tudo bem”, complementa o autarca. Nesta reunião estiveram igualmente presentes dirigentes do Ministério da Agricultura, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Protecção Civil.


Nelson Neves e a pandemia: “Fomos ensinados a poupar mais e a mudar de forma de vida”

Nelson Neves é especialista em recuperação e revitalização de empresas e durante esta pandemia já tivemos o privilégio de ouvir as suas análises e comentários através do nosso canal. Nelson faz um ponto da situação e perspectiva o futuro próximo das empresas e das famílias portuguesas.