Deram negativo todos os 110 testes à Covid no Lar de Idosos de Aveiras de Cima

Os 110 testes levados a cabo a utentes e funcionários do Lar de Idosos da Paróquia de Aveiras de Cima deram negativo. Outra boa noticia: a idosa que inicialmente tinha testado positivo acaba de dar negativo na sequência de um segundo teste efectuado.

Notícia actualizada às 17 horas desta terça-feira: já são conhecidos os resultados de todos os 110 testes levados a cabo a utentes e funcionários do Lar de Idosos da Paróquia de Aveiras de Cima, e deram negativo. Recordamos que há cerca de uma hora o Fundamental noticiou que ainda faltava conhecer os resultados de 30 testes. Neste momento todos os resultados já são conhecidos. Outra boa noticia: a idosa que inicialmente tinha testado positivo acaba de dar negativo na sequência de um segundo teste efectuado.

Já ontem ao final do dia se sabia que 30 testes tinham dado negativo, e no decorrer da tarde desta terça-feira chegou a confirmação de que havia mais 80 testes que também não acusaram qualquer presença de Covid-19 nos testados. Faltavam os resultados de 30 testes, que foram conhecidos há minutos. Trata-se naturalmente de um momento de alívio para a comunidade local, que nos últimos dias viveu a incerteza de uma situação potencialmente preocupante relacionada com o Lar de Idosos da Paróquia local.

Desta forma fica reforçada a tese que sempre foi defendida pelos responsáveis do Lar de Idosos de Aveiras: a idosa de 91 anos que testou inicialmente positivo pela Covid-19 terá sido infectada em ambiente hospitalar, ou seja, após ter saído da instituição. Já no hospital acabou por testar positivo, encontrando-se nesta altura o seu estado de saúde estável, sendo que, como já referimos, o segundo teste terá mesmo dado negativo pela Covid-19. Toda a instituição acabaria por ser sujeita ao teste à Covid-19, na sequência do sucedido.

As autoridades de saúde local confirmam desta forma que não há quaisquer casos positivos, tendo este sido um desfecho que representa também um justo prémio para a directora técnica e colaboradores desta prestigiada instituição de solidariedade social de Aveiras de Cima, que desde o inicio da pandemia têm levado ao extremo todos os cuidados e procedimentos tendo em vista a saúde dos idosos que têm ao seu encargo. Há que continuar neste caminho de não facilitar a vida ao coronavírus.


Candidato Silvino, 1ª entrevista: “Tenho influências de Benavente, Carlos Alberto, Ramos e Sousa”

A primeira entrevista de Silvino Lúcio na qualidade de candidato à presidência do município foi concedida ao Fundamental Canal, tal como o ainda vereador tinha prometido que iria acontecer. Uma oportunidade para ficar a conhecer as ideias e um pouco mais daquele que poderá vir a ser o próximo presidente da Câmara de Azambuja.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR