Cartaxo prepara-se para a época de incêndios com plano de defesa da floresta

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Cartaxo aprovou por unanimidade o Plano Operacional que define os meios e recursos disponíveis no concelho para as acções de vigilância e combate de incêndios.

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Cartaxo aprovou por unanimidade o Plano Operacional Municipal que define os meios e recursos disponíveis no concelho para as acções de vigilância, detecção, primeira intervenção, combate e rescaldo para a época de incêndios.

Pedro Ribeiro destaca a importância da aprovação deste plano, e citamos, “num momento especialmente exigente quer para o Serviço Municipal de Protecção Civil, quer para o corpo de Bombeiros Municipais a cujo foco de trabalho no âmbito da pandemia da doença Covid-19 se vai juntar a necessidade de garantir o máximo alerta e capacidade operacional no período de risco de incêndios rurais”.

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Cartaxo reuniu-se no dia 17 de Junho por videoconferência para apresentação e discussão do Plano Operacional Municipal, que visa fornecer informação de apoio ao planeamento das acções de prevenção e combate a incêndios rurais, estabelecendo procedimentos operacionais para os sistemas de coordenação e para os dispositivos de vigilância, detecção e combate.

Este Plano Operacional Municipal é elaborado anualmente pelo Serviço Municipal de Protecção Civil da Câmara Municipal e elenca os recursos humanos e materiais disponíveis, sistematizando a informação, para que as entidades envolvidas possam ter acesso rápido à informação em caso de incêndio no concelho.

Na reunião foi ainda abordado o trabalho do Serviço Municipal de Protecção Civil no âmbito da limpeza de terrenos pelos proprietários, cujo prazo foi prorrogado até ao dia 31 de maio no âmbito da pandemia da doença Covid-19, estando a decorrer as notificações aos proprietários que não efectuaram a limpeza a que estavam legalmente obrigados.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR