Alenquer: Feira da Ascensão começa hoje à procura do fulgor de outros tempos

Começa hoje em Alenquer a 37ª edição da Feira da Ascensão, um certame que procura dar continuidade à fulgurante feira criada nos anos 80 do século passado. "Esta é a festa anual dos alenquerenses, mas onde todos são bem-vindos", refere a autarquia, em jeito de convite.

Começa hoje em Alenquer a 37ª edição da Feira da Ascensão, um certame que procura dar continuidade à fulgurante feira criada nos anos 80 do século passado. “Esta é a festa anual dos alenquerenses, mas onde todos são bem-vindos”, refere a autarquia, que garante que este ano a animação vai estender-se para lá do Parque Urbano da Romeira, com quatro palcos temáticos instalados pela vila e animação de rua ao longo dos cinco dias de certame.

A animação nas ruas da Vila partiu da iniciativa do município de Alenquer que este ano co-organiza a Feira com a ACICA – Associação Comercial e Industrial de Alenquer. O objectivo, de acordo com Pedro Folgado, passa devolver a Feira ao centro de Alenquer: “A Feira da Ascensão nasceu por iniciativa municipal, mas desde há anos entendeu-se, e bem, confiar a sua organização à ACICA, com o município a dar apoio sobretudo logístico e financeiro à sua realização”, referiu o autarca.

“Este ano entendemos que era necessário dar um novo impulso ao certame, e sobretudo encontrar uma forma de levar os milhares de visitantes que se deslocam à Feira a passear também pela vila, a visitar os nossos monumentos e a conhecer as lojas de comércio tradicional”, acrescentou o presidente da autarquia.

Para atingir este objectivo foram instalados quatro palcos em locais estratégicos da vila, cada um dos quais com um tema especifico. O primeiro palco, instalado junto ao Tribunal de Alenquer, é dedicado às danças flamencas; o palco dois, junto ao mercado, tem como foco a etnografia e a tradição; o palco três no Largo do Espírito Santo é dedicado à Cultura; e o palco quatro no parque de estacionamento do Bairro do Areal dá apoio às provas equestres.

A Feira Equestre é precisamente outra das novidades do certame, com provas de ensino, concurso de obstáculos, prova de equitação adaptada, provas de destreza, demonstrações de campinos, entre outras. Destaque ainda para a pista aberta para iniciantes, um desfile de amazonas e carruagens pelas ruas da vila, um congresso subordinado ao tema “O Cavalo Lusitano e a Dressage”, e ainda um espectáculo equestre com música e danças flamencas.

Nas ruas da vila, e numa parceria entre o município, os comerciantes e a Santa Casa da Misericórdia de Alenquer, estão prometidos desfiles de moda, espectáculo circense, actividades infantis e concertos, entre outras propostas. Já no Parque Urbano da Romeira, a animação vai contar este ano com Toy como cabeça de cartaz, a Ganda Banda, a banda Xeques, artistas de Hip-Hop, Dj’s, entre outros.

Expositores com a tradicional mostra do potencial económico da região, artesanato, tasquinhas, demonstrações das colectividades do concelho com Folclore, dança, cantares e actividades desportivas e parque de diversões são outros dos elementos que a organização promete não faltarem na Feira da Ascensão de Alenquer, que decorrerá até ao dia 2 de Junho.

 

COMPARTILHAR