
A Freguesia de Azambuja vai promover a 4 de julho a terceira edição do Mercado Medieval, uma iniciativa que recria a história e celebra as origens da vila. A Praça do Município volta a transformar-se num cenário de outros tempos com este evento promovido pela Junta de Freguesia de Azambuja que convida a população e os visitantes a viajar até à Idade Média através da recriação histórica, da animação de época, do artesanato e da gastronomia tradicional.
“Mais do que um evento de animação, o Mercado Medieval pretende também evocar as raízes históricas da vila”, refere André Salema, presidente da Freguesia de Azambuja. A vila recebeu o seu primeiro Foral em 1200, atribuído por D. Sancho I, documento que marcou o desenvolvimento da então povoação e que esteve na origem do crescimento económico e social associado às feiras e mercados que, durante séculos, constituíram o centro da vida comunitária.
Já este evento promovido pelas “gentes do século XXI” procura precisamente recriar esse ambiente, devolvendo ao coração da vila os sons, as cores e os costumes de uma época que ajudou a construir a identidade de Azambuja. Entre as 10h00 e as 23h00 os visitantes encontrarão um recinto animado por músicos, personagens históricas e fantásticas, malabaristas, espetáculos circenses, demonstrações itinerantes e um espetáculo de fogo que encerrará a programação. Tudo como era exatamente há mais de 800 anos.
Ora vamos então antecipar o 4 de julho: a abertura do Mercado Medieval será assinalada por um grande cortejo de época, dando início a uma jornada repleta de animação contínua e recriações inspiradas no quotidiano medieval. “Ao longo do dia, haverá música de inspiração medieval, encontros com nobres, mercadores e personagens místicas, bem como diversas performances que prometem surpreender visitantes de todas as idades”, adianta ao Fundamental Nuno Carapinha, membro do executivo da Freguesia e responsável pela comunicação do organismo liderado por André Salema.
O certame contará ainda com uma área dedicada a aves de rapina e uma mostra de répteis, proporcionando momentos de descoberta e contacto com espécies que tradicionalmente despertam a curiosidade do público. A componente mercantil, elemento central das antigas feiras medievais, estará representada através de dezenas de bancas com artesanato, produtos naturais, trabalhos em madeira, cestaria, tecelagem, cerâmica, bordados, bijuteria, artigos decorativos, produtos hortícolas, doces, pão, queijos e outras especialidades gastronómicas.
Aliás, a gastronomia terá mesmo um papel de destaque através das tavernas e espaço de restauração presentes no recinto, contribuindo para recriar o ambiente das antigas feiras e mercados que marcaram a vida das comunidades medievais. E à semelhança das edições anteriores, o III Mercado Medieval de Azambuja contará também com a participação de diversas coletividades e instituições da freguesia, convidadas pela Junta de Freguesia a integrar o evento.
Acrescentamos que a participação destas entidades é gratuita, sendo que esta gratuitidade tem o objetivo de apoiar o movimento associativo local. A Freguesia disponibiliza trajes de época para os seus elementos, contribuindo para a autenticidade da recriação histórica. “Esta iniciativa permite que as associações possam angariar receitas através da venda de produtos de inspiração tradicional e regional, reforçando simultaneamente a sua sustentabilidade financeira e o papel fundamental que desempenham na dinamização da comunidade”, complementa André Salema. A entrada é livre.























