
Este ano a festa do vinho e das adegas vai ter lugar entre 10 a 12 de abril em Aveiras de Cima. A ÁVINHO é já um certame de referência na região e este ano o cartaz musical oferece concertos com Emanuel Moura e David Antunes, Vizinhos e Sara Correia. A entrada é gratuita e o vinho inesgotável.
Desta forma a freguesia de Aveiras de Cima volta a receber uma das celebrações vitivinícolas mais emblemáticas da região. O evento tem palco nos dias 10, 11 e 12 de abril e afirma-se como uma das festas do vinho mais castiças de Portugal, sendo uma organização da Câmara Municipal de Azambuja em parceria com a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e a “Associação Vila Museu do Vinho”.
A nível musical, a edição deste ano terá como cabeças de cartaz Emanuel Moura com David Antunes, às 23h00 de sexta-feira; o grupo Vizinhos, às 23h00 de sábado; e a fadista Sara Correia a encerrar o evento, pelas 19h00 de domingo. Após os concertos de sexta e sábado, a festa continua noite dentro com bailaricos e DJ’s.
Já o vinho é à farta: o visitante adquire uma caneca de barro alusiva à festa – que guardará como recordação – e tem acesso a provar, gratuitamente, todos os vinhos de uma dezena de vitivinicultores participantes na iniciativa. “Estes homens e mulheres abrem as suas portas a todos, com a arte de bem receber, e partilham muitos segredos do bom vinho ribatejano que continuam a produzir”, relembra fonte da autarquia.
Além da constante animação com as bandinhas de rua, destaque para o fado amador itinerante pelas diversas adegas, bem como para momentos de cariz etnográfico e experiências gastronómicas. As varandas e fachadas enfeitadas sob o tema do vinho, fruto do envolvimento da população local, são outro atrativo da festa.





















