Alenquer: Codorniz volta a ser rainha em novembro – será o último certame em formato “quinzena”?

Ora aí está mais uma edição da Quinzena Gastronómica da Codorniz, a 11ª em Alenquer, certame que volta a acontecer nos restaurantes do concelho entre 1 e 16 de novembro. Esta poderá ser a derradeira edição em formato quinzenal, uma vez que o novo presidente da autarquia, João Miguel Nicolau, revelou ser favorável à ideia de estender o certame à duração de um mês.

Ora aí está mais uma edição da Quinzena Gastronómica da Codorniz, a 11ª em Alenquer, certame que volta a acontecer nos restaurantes do concelho entre 1 e 16 de novembro. Esta poderá ser a derradeira edição em formato quinzenal, uma vez que João Miguel Nicolau revelou ser favorável à ideia de estender o certame à duração de um mês. O novo presidente da Câmara de Alenquer partilhou a ideia no decorrer de uma das edições do programa “Alenquer e a Região em perspetiva”, que protagonizou no Fundamental Canal entre 2023 e 2025.

Este ano a codorniz volta a ser “rainha” numa mostra que tem por objetivo dar a conhecer este produto endógeno de excelência, associando-o aos vinhos do concelho e impulsionando a codorniz como marca gastronómica. Ao mesmo tempo o evento difunde a cultura e tradição alenquerenses. Uma vez mais a empresa Interaves, líder da produção de codorniz em Portugal, é a parceira desta iniciativa do município de Alenquer que tem lugar sempre em novembro.

Este ano sobe para 29 o número de restaurantes aderentes. “Seja na vila de Alenquer, Paredes, Ota, Mata, Abrigada, Merceana, Ventosa, Cheganças, Casais da Marmeleira, Casal Pinheiro, Olhalvo, Azedia ou Carregado, há muito por onde escolher. Renda-se à codorniz grelhada, à Bolhão Pato, frita, em lascas ou em tempura, seja acompanhada de puré, com castanhas, com batatas fritas, com torricado ou com molho de limão, porque esta é uma iguaria imperdível!”, evoca e desafia a autarquia em comunicado de imprensa.

Já a codorniz é uma ave de pequeno porte da família dos fasianídeos, destacando-se pela sua presença antiga e enraizada na tradição cinegética e gastronómica de alguns territórios, como é o caso de Alenquer. De carne tenra e saborosa, mais escura e rica do que a da galinha, é valorizada na culinária gourmet, sendo frequentemente utilizada em pratos requintados.

Os ovos da codorniz são pequenos mas nutritivos e são igualmente apreciados tanto pelo seu sabor delicado como pelos benefícios nutricionais incluindo elevado teor de proteína e baixo colesterol. E o vinho branco Semmillon 2021, da Quinta do Pinto, um dos vencedores do IX Concurso de Vinhos de Alenquer, será a harmonização perfeita para os pratos de codorniz confecionados pelos restaurantes aderentes deste ano ao certame.

Recordamos igualmente que a inscrição na Quinzena Gastronómica da Codorniz teve um caráter gratuito para qualquer restaurante aderente do concelho de Alenquer que, entre 1 e 16 de novembro, apresentará a todos os clientes um menu que integra um prato principal onde a codorniz é rainha, com entrada, sopa e sobremesa.