
A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos está a dinamizar mais uma edição do projeto Hora do Conto, um programa de animação e promoção da leitura que decorre durante os meses de fevereiro e março na Biblioteca Municipal de Salvaterra e nas Bibliotecas do Mercado de Cultura de Marinhais e do Espaço Jackson na Glória do Ribatejo. A iniciativa envolve mais de 1300 crianças dos jardins de infância e do 1º ciclo dos Agrupamentos de Escolas de Marinhais e de Salvaterra de Magos e das IPSS’s do Concelho.
“És um super herói?” de Santi Bescoa e Edgar Plans e “Os super heróis também têm dias maus” de Shelly Becker são os livros escolhidos nesta edição, procurando despertar nas crianças o gosto pela leitura e ajudá-las a gerir as suas próprias emoções. Os livros em referência visam a promoção de valores e de competências socioemocionais, tais como a autoestima, a autoconfiança, o respeito pelo outro ou a empatia.
A atividade é complementada com uma atividade de expressão plástica alusiva à temática dos Super Heróis e ao mesmo tempo com uma visita aos espaços e valências das Bibliotecas e às exposições que se encontram patentes. Recordemos que desde 2014 a Câmara Municipal já editou nove livros infantojuvenis, um por ano, com aventuras apelativas e relacionadas com a história, património e o território do concelho, distribuindo-os gratuitamente ao público. “Procuramos de forma lúdica e divertida captar a atenção e o interesse dos mais novos para os livros e para a cultura”, refere Hélder Esménio, autarca de Salvaterra.



















