
Um aparatoso acidente envolvendo dois veículos pesados teve lugar perto das 13 horas desta terça-feira em plena Urbanização da Barrada, no Carregado. Um dos veículos terá colidido com o outro que se encontrava estacionado na berma da estrada. Do acidente resultaram somente danos materiais, que são visíveis na fotografia que apresentamos.

Este acidente vem uma vez mais avivar a polémica em torno do parque de pesados que existe naquela zona, em terrenos da Quinta do Barrão. As consequências da existência deste perque de pesados são altamente nefastas para a qualidade de vida dos carregadenses que vivem na Urbanização da Barrada e que diariamente experimentam a sensação de morar num autêntico inferno de pó e barulho.
A autarquia de Alenquer continua absolutamente insensível a este problema gravíssimo que assola a vida dos habitantes da segunda maior freguesia do concelho de Alenquer, não obstante já ter anunciado a aquisição de um terreno na Quinta de Alconchel destinado a construir um novo parque de estacionamento para veículos pesados. O problema é que o tempo passa e as soluções anunciadas não passam de promessas. Os carregadenses continuam a sofrer na pele a convivência paredes meias com este parque de estacionamento para pesados.
Este problema arrasta-se há demasiado tempo e é transversal aos 6 anos de presidência de Pedro Folgado na Câmara Municipal de Alenquer. O presidente da autarquia, por acaso um morador do Carregado, não encontrou soluções para resolver este problema gravíssimo em mandato e meio de liderança da autarquia. As prioridades têm sido outras. Os moradores do Carregado continuam a viver no meio de autênticas tempestades de poeira, com as consequências nefastas que daí advêm para a saúde e qualidade de vida.
O trânsito infernal de pesados nas ruas da Urbanização da Barrada é outro problema grave. Não existem regras nem tão pouco quem as faça cumprir. As autoridades circulam frequentemente pelas ruas do bairro e passam ao lado de camiões estacionados no meio das vias e muitas vezes em contra-mão, o que acontece todos os dias. Não temos conhecimento de qualquer actuação no sentido de autuar veículos pesados mal parqueados ou indevidamente estacionados.
Curiosamente testemunhámos hoje o condutor do pesado que foi abalroado por trás a afirmar a um agente da GNR que o seu camião estava estacionado naquele local, ao que o agente rapidamente retorquiu: “então estava mal estacionado”. A verdade é que também testemunhamos a um ritmo quase diário patrulhas da mesma força policial a passarem por camiões mal estacionados nesta mesma urbanização, sem que rigorosamente nada seja feito no sentido de sancionar quem “estaciona mal” os seus veículos.
Seja como for, o Carregado continua incrivelmente votado ao abandono. Um acidente como o que a foto documenta acontece no meio de uma urbanização na qual vivem perto de 6 mil pessoas, e onde não há um único jardim ou espaço verde digno de tal nome onde famílias, crianças e idosos possam conviver com qualidade. Onde alguns camiões continuam a dar cabo das poucas infraestruturas existentes. Estamos a falar de uma freguesia que fica à vista do segundo maior nó de auto-estradas da Europa e a escassos 30 quilómetros de Lisboa.
























