Alenquer: judocas de bolso cheio de medalhas conquistadas a nivel nacional e além fronteiras

"Os primeiros meses do ano foram avassaladores para o judo alenquerense", refere Vitor Pimenta, do Dojo de Alenquer do Judo Clube de Lisboa. Judocas de todos os escalões etários registaram um arranque de 2026 com inúmeras medalhas conquistadas, em competições nacionais e internacionais, como foram os casos da Espanha e dos Países Baixos.

“Os primeiros meses do ano foram avassaladores para o judo alenquerense”, refere Vitor Pimenta, do Dojo de Alenquer do Judo Clube de Lisboa. Judocas de todos os escalões etários registaram um arranque de 2026 com inúmeras medalhas conquistadas, em competições nacionais e internacionais, como foram os casos da Espanha e dos Países Baixos.

Os judocas do Dojo de Alenquer do Judo Clube de Lisboa trouxeram medalhas de ouro e prata arrebatadas no Matsuru Cup em Eindhoven, Países Baixos. Também receberam medalhas de ouro, de prata e de bronze em Montijo e Santiago de Compostela, ambas localidades da vizinha Espanha. Já por cá foram conquistadas medalhas de ouro e prata no Nacional de Cadetes e de Juniores e ainda diversos pódios nos Open de Juvenis realizados no nosso país.

Vitor Pimenta acrescenta: “Os últimos feitos alcançados foram a conquista da medalha de bronze por Rafael Rico no Campeonato Nacional de Sub-23 e a medalha de prata obtida por Carina Chernova ao serviço da Seleção na Taça da Europa que decorreu no Azerbaijão a 4 de abril”. A judoca alenqurense só foi derrotada na grande final deste torneio, já depois de ter alcançado os títulos de vice campeã nacional de cadetes e de campeã nacional de juniores.

Vitor Pimenta refere igualmente o sucesso que redundou a participação a 28 de Março na Liga Daikin que teve palco em Vila Real de Santo António. Os judocas de Alenquer Maria Mendes, Bruna Vitorino, Dominic Vintonyak, Gabriel Henrique, Francisco Martins, Vitaly Ilyuk e Gustavo Venâncio alcançaram espetaculares primeiros lugares. Diana Alves e Vasco Natário também estiveram em grande destaque com a obtenção respetivamente de segundo e terceiro lugares nesta competição algarvia.

A filial de Alenquer dos judocas do Judo Clube intitula-se oficialmente Dojo de Alenquer do Judo Clube de Lisboa. O termo “Dojo” significa literalmente “local do caminho” em português. É um termo japonês que designa o espaço sagrado ou sala de treino para artes marciais (como judô, karatê) e meditação, focado no aprimoramento físico, técnico e espiritual.

;
VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR