
Alenquer continua a apostar na promoção do comércio tradicional do concelho com destaque para a época de natal. A 10ª edição do “Alenquer+Natal é no Comércio Tradicional” foi inserida na programação do “Alenquer, Presépio de Portugal” e teve os vencedores revelados recentemente em pleno Mercadinho de Natal na vila presépio.
Foram milhares as senhas de participações entregues até ao fim do mês de dezembro que reforçaram a aposta nos produtos locais de qualidade e ao mesmo tempo valeram prémios a quem nele confiou. Aquando do sorteio em palco estavam as 15 tômbolas seladas que até 30 de dezembro figuraram nas 11 freguesias do concelho. Os felizes contemplados haveriam de ser determinados pela fortuna dos deuses.
Recordamos que por cada 10 euros em compras cada pessoa recebeu uma senha que lhe habilitaria não apenas ao prémio por freguesia mas também ao prémio final do concurso promovido pela autarquia em colaboração com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Alenquer (ACICA): uma estadia numa unidade hoteleira em Portugal continental no valor de 750 euros.
O grande vencedor deste desejado primeiro prémio foi Fernando Gonçalves, do Carregado, após uma compra realizada no estabelecimento comercial Fábrica Portuguesa dos Óculos, parceiro e patrocinador do Jornal Fundamental. Ao todo foram entregues 4.050 euros em vales de desconto que vão ser aplicados em compras no comércio tradicional do concelho.
João Nicolau realçou a importância de continuar a apostar nos concursos de natal como fator de desenvolvimento da economia. “Este é um verdadeiro incentivo ao comércio local. É o mote do sorteio de um concurso que envolve todos os comerciantes, incentivando as pessoas a comprar os nossos produtos locais”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Alenquer.
João Nicolau acrescentou neste contexto: “É com muito gosto que registámos uma forte participação em mais um evento de grande sucesso durante o Alenquer, Presépio de Portugal, e não queria deixar passar a oportunidade sem agradecer a todos os funcionários da autarquia que tornaram possível esta iniciativa bem como à vereadora Cláudia Luís”.
Por seu turno a vereadora com o pelouro do apoio ao desenvolvimento do comércio local revelou aquele que será um objetivo confesso para a próxima edição: trabalhar em proximidade com o novo comércio. “Vamos trazer novos objetivos para 2026 e acreditamos que vamos fazer mais e melhor. Queremos chegar a todos os comerciantes do concelho de Alenquer no próximo ano porque só faz sentido fazermos este sorteio se todos estivermos envolvidos”, referiu Cláudia Luís.
Ao mesmo tempo neste evento foram revelados os vencedores dos prémios referentes aos concursos de presépios, destacando-se as participações nas categorias de comércio tradicional local, freguesias e uniões de freguesias e ainda associações, instituições de ensino do município e munícipes a título individual. A 16ª edição distribuiu 3.200 euros e o grande prémio sorriu a Mimos d’Alenquer.
























