
O novo Executivo Municipal de Azambuja tomou posse no passado dia 29 de outubro e levará a efeito a sua primeira reunião ordinária já no dia 03 de novembro, segunda-feira. A sessão acontecerá pelas 09h30 como é hábito no Salão Nobre dos Paços do Concelho em Azambuja. Silvino Lúcio presidirá à sessão, que contará ainda com os eleitos e recém empossados António José Matos e Ana Coelho (PS), Margarida Lopes e Luís Benavente (PSD), Ana Sofia Pires (CHEGA) e António Torrão (CDU).
Nesta primeira reunião destaca-se a presença de Ana Sofia Pires, a vereadora do CHEGA que tomou posse no seguimento da desistência de Inês Louro, a candidata do partido que abdicou após a derrota de 12 de outubro. Recordamos que a advogada veio a arrepender-se mais tarde e quis voltar atrás na sua decisão, mas seria Ana Sofia Pires a tomar posse como representante do partido CHEGA.

Esta será também (naturalmente) a primeira vez que o novo executivo irá “enfrentar” o chamado período designado “antes da ordem do dia”, que terá um tempo para intervenção dos cidadãos que o pretendam fazer. Ao mesmo tempo existe um período destinado à intervenção dos vereadores para eventualmente abordarem assuntos de caráter geral. A “ordem do dia” contempla discussão do Regimento da Câmara Municipal para o mandato 2025/2029, definição da periodicidade das Reuniões de Câmara, nomeação do Secretário e aprovação de atas e minutas e a fixação do número de vereadores com pelouros atribuídos.
Neste particular é praticamente certo que a maioria liderada pelo presidente Silvino Lúcio anuncie um acordo com o eleito António Torrão (CDU), devendo este ficar a tempo inteiro na autarquia tutelando pelouros. Esta reunião servirá igualmente para proceder à nomeação dos elementos a integrar as comissões de vistorias, para definir a delegação de competências da Câmara no Presidente e para proceder à ratificação de atos praticados pelo Presidente no período de gestão limitada na área do Urbanismo. Em discussão estará igualmente o concurso público para fornecimento de gás natural no âmbito do Acordo-Quadro da CIMLT.























