
O nosso e vosso Jornal Fundamental assinala neste dia 1 de outubro 32 anos de existência registando o bonito patamar de 42946 subscritores dos seus conteúdos. Não é um número “redondo” mas é um valor que nos enche de orgulho, não apenas pelo alcance como sobretudo porque resulta da adesão espontânea dos nossos leitores, podemos afirma-lo, espalhados por todo o Mundo.
A subscrição dos conteúdos do Jornal Fundamental é feita de livre vontade pelos nossos leitores/seguidores diretamente na nossa plataforma, o que significa que cada vez que é publicada uma notícia, uma entrevista ou qualquer outro conteúdo informativo ou de caráter publicitário é “disparada” uma notificação que imediatamente chega ao leitor, evidenciando o título em destaque e uma muito breve apresentação do conteúdo. São as chamadas Web Push Notification’s. Desta forma, cada leitor fica imediatamente a saber que existe uma notícia ou um novo conteúdo disponível no Fundamental.

Estas notificações podem ser subscritas por qualquer leitor em qualquer parte do Mundo e são absolutamente gratuitas. Cada vez que um leitor acede aos nossos conteúdos e ainda não é subscritor das Notificações o mesmo é convidado a subscrever as nossas notícias, através de um simples clicar num símbolo em forma de sino que aparece no canto inferior direito do seu computador, smartphone (telemóvel), tablet ou smartTV – são muito relevantes os visualizadores do Fundamental Canal por esta via; os leitores gostam de ver as nossas entrevistas na televisão, onde as mesmas são apresentadas com qualidade de som e imagem superiores.
As Web Push Notification do nosso e vosso Jornal Fundamental conheceram quatro grandes momentos de subida acentuada. Os dois primeiros aconteceram quase em simultâneo, a 6 e a 20 de dezembro de 2020, primeiro com a notícia intitulada “Cantor e ator de Alenquer Ivo Lucas em estado grave em acidente que vitimou Sara Carreira”, e duas semanas mais tarde com a também triste notícia cujo título todos deverão recordar: “Massacre na Torre Bela em Azambuja: 540 animais chacinados numa montaria assassina”. Até esta altura o Fundamental tinha cerca de 16 mil subscritores, e a 31 de dezembro de 2020 o número “disparou” para 29 mil subscritores, depois de cada uma destas duas notícias ter sido lida por mais de 50 mil leitores.
No caso do “massacre da Torre Bela” a notícia teve mesmo repercussão internacional, tendo sido destacada por jornais online em Espanha, Inglaterra, França e Itália. Foram várias as celebridades portuguesas que leram e comentaram a notícia do nosso e vosso Jornal Fundamental. Ainda assim, a infeliz morte de Sara Carreira num acidente em que também esteve envolvido o alenquerense Ivo Lucas foi, e continua a ser, a notícia mais lida de sempre no Fundamental, com 56428 leituras à data de hoje.
Os restantes dois momentos que contribuíram para que as Notificações atingissem os valores atuais foram a pandemia de Covid-19, que “rebentou” em março de 2020 – neste caso houve um incremento significativo ao longo do primeiro ano do surto, atingindo os já referidos 16 mil subscritores que existiam em dezembro desse ano, antes das “explosivas” notícias já aqui recordadas; e agora mais recentemente novo aumento substancial de subscrições em maio deste ano no seguimento da notícia com o título “Azambuja: CHEGA de Inês Louro arrasa cantor e presença de Nininho Vaz Maia na Feira de Maio”.
Esta notícia teve milhares de partilhas e comentários também na rede social Facebook de leitores e seguidores tanto da região como de todo o país, como ainda pode ser visto/recordado na nossa página nesta rede social. A notícia representou um incremento de cerca de 6 mil novos subscritores. Os restantes até ao valor atual (42946) foram e são conquistados diariamente desde 11 de julho de 2016, altura em que esta nossa nova plataforma foi colocada online pela primeira vez.
O Fundamental de hoje assenta as suas publicações nesta plataforma onde também está alojado o Fundamental Canal, através do qual lhe mostramos conteúdos audiovisuais – entrevistas e filmes publicitários alusivos aos nossos clientes, que são o motor verdadeiro e insubstituível deste projeto desde 1 de outubro de 1993. As redes sociais também têm um papel relativamente importante na divulgação das nossas notícias (Facebook, Telegram e Wattsap), mas as 42946 subscrições diretas e espontâneas dos nossos leitores fazem a diferença e enchem-nos de orgulho.