
As Jornadas de Cultura decorrem no concelho de Salvaterra de Magos de 5 a 14 de setembro e contam com a abertura do Centro de Interpretação dos Concheiros de Muge, espetáculos musicais e apresentação de livros. Do certame fazem igualmente parte exposições, teatro de Revista e a abertura do Núcleo Personalidades no Museu do Concelho.
A programação tem início a 5 de setembro na Capela Real em Salvaterra de Magos com o concerto com Buba Espinho, antecedido do lançamento da XII Revista Cultural Magos, recriação histórica com momentos musicais e de dança de época pela Associação Teatral “Os Revisteiros” e performance musical com a harpista Beatrix Schmidt e o violinista António Barbosa da Silva.
No sábado vai decorrer no Edifício do Cais da Vala em Salvaterra de Magos a abertura do Núcleo “Personalidades”, no âmbito do 1º Aniversário do Museu do Concelho e a apresentação do livro infantojuvenil “UBUNTU – A Magia da Amizade em Salvaterra de Magos” da escritora Lia C com ilustrações de Joana Pereira. A animação musical estará a cargo de João Pedro Casinhas e Bernardo Sousa. À noite junto ao Mercado de Cultura de Marinhais vai ter lugar um espetáculo musical de “Canto de Andarilho” com Nuno Ramos e Bruno Fonseca e um Concerto com Rouxinol Faduncho.
Domingo e na Igreja Matriz de Salvaterra de Magos haverá Missa acompanhada com Órgão de Tubos e miniconcerto com Schola Cantorum, da Sé Catedral de Santarém, e o organista David Pacetti Correia numa celebração dos 200 anos do Órgão de Tubos. No dia 12 de setembro, sexta-feira, a antiga Escola do Estanqueiro em Foros de Salvaterra recebe pelas 21h o grupo de música popular “Pilha Galinhas”.
O projeto Praça ComVida volta ao Mercado Diário de Salvaterra de Magos no sábado, 13 de setembro, com showcooking com o Chef José Maria Lino. Na Casa do Povo de Muge tem lugar a abertura ao público do Centro de Interpretação dos Concheiros de Muge e lançamento do livro “Muge: Palavras e Memórias” de Vítor Lucas com apontamento musical de Tó Grencho e Nuno Costa. Na Área de Lazer, junto ao Ringue do Granho, a noite será animada pelo espetáculo musical com o grupo “Catraia”.
A manhã de domingo dia 14 de setembro é dedicada à visita às escavações arqueológicas no Concheiro Cabeço da Amoreira em Muge com concentração pelas 10h na Casa do Povo de Muge e disponibilização de transporte por parte da Câmara Municipal. No mesmo dia e no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, será apresentada a Revista à Portuguesa “Hoje Vamos à Revista”!” por Camarote Produções, com distribuição de gelados.





















