Azambuja: mais de 1600 participantes viveram “Um Dia no Campo” – educação ambiental promovida pela autarquia

Mais um ano e mais uma edição da iniciativa “Um Dia no Campo”, que juntou 1600 participantes e voltou a ser promovida pela Câmara de Azambuja, tendo decorrido no passado 23 de junho no Parque Biológico e Ambiental situado na freguesia de Aveiras de Baixo.

Mais um ano e mais uma edição da iniciativa “Um Dia no Campo”, que voltou a ser promovida pela Câmara de Azambuja e decorreu no passado 23 de junho, tendo por palco como sempre acontece o Parque Biológico e Ambiental situado na freguesia de Aveiras de Baixo. A iniciativa deste ano contou com a participação de 33 parceiros que contribuíram com a divulgação de boas práticas ligadas à temática do Ambiente.

A autarquia presidida por Silvino Lúcio – que marcou presença no evento – envolveu nesta ação mais de 1600 participantes desde a Creche Municipal, o ensino pré-escolar (rede pública e privada) e 1.º ciclo do Ensino Básico dos três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Azambuja. Estiveram ainda presentes utentes adultos e idosos das IPSS da área do concelho e da UTICA – Universidade da Terceira Idade.

Silvino Lúcio referiu a este propósito: “Este ano foi dinamizada uma envolvente e educativa “Caça ao Tesouro” com o objetivo de estimular o espírito de descoberta das crianças e jovens em contacto direto com a natureza. Em simultâneo pretendeu-se promover o trabalho em equipa, a cooperação e entreajuda entre os participantes, a cidadania ativa e a sustentabilidade ambiental”, concluiu o autarca.

Na organização da atividade os serviços municipais contaram com a colaboração de várias entidades que apresentaram enigmas, desafios e ateliês com informação e experiências relativas à proteção da Natureza e à adoção de hábitos de vida mais saudáveis e ecológicos. O evento contou com a participação dos Escoteiros de Vila Nova da Rainha; de um ateliê do Tuneco e as Sementes Mágicas; animação e uma Oficina de Cana Rachada com a Associação Terra Velhinha.

Houve ainda lugar para passeios a Cavalo assegurados pela GNR com a participação da Coudelaria Henrique Abecasis (Quinta do Pilar); para momentos de relaxamento com a SPA Self and Love; e ainda para a existência de um espaço para os pequenos cientistas, promovido pelo Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja.

À disposição dos visitantes estavam ainda diversos ateliês, como da empresa Águas do Tejo Atlântico, S.A.; do ICNF; dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre e de Azambuja; da Proteção Civil e dos Sapadores Florestais; do SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza da GNR); da CPCJ; da APAV; da EcoAmbiente; da GERTAL; da Águas de Azambuja; da CERCI-Flor da Vida e da Junta de Freguesia de Azambuja (com a mascote do evento “CultFest”).

Entidades como a Herdade da Hera, a Avipronto ou a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja também marcaram presença neste evento. Já o Município de Azambuja também deu o seu contributo dinamizando diversas atividades pela Divisão do Desporto e Juventude, pela Divisão do Património Cultural e Bibliotecas, pela Divisão de Intervenção Socioeducativa e ainda com ateliês de Saúde Pública, da ColorAdd e do movimento “HeforShe”.