Ota: autarquia promove obra de construção dos passadiços na estrada pedonal a sul da sede de freguesia

"A construção dos passadiços da estrada pedonal sul encontra-se em curso e mudará o figurino da mobilidade dentro daquele território". É desta forma que a autarquia de Alenquer anuncia uma obra muito desejada pela população de Ota.

“A construção dos passadiços da estrada pedonal sul encontra-se em curso e mudará o figurino da mobilidade dentro daquele território”. É desta forma que a autarquia de Alenquer anuncia uma obra muito desejada pela população de Ota. O projeto tem uma extensão total de 250 metros e visa resolver um constrangimento na Rua da Mala Posta onde atualmente a circulação de peões é realizada na faixa de rodagem.

De resto, a circulação de peões nesta via faz-se há muitos anos em condições manifestamente inseguras face à ausência de bermas. Esta situação é agravada pela presença de muros ao longo da via que inviabilizam zonas de refúgio e podem aumentar o risco de acidentes, um pouco à imagem do que acontece na saída sul da Vila do Carregado, na saída em direção a Vila Franca de Xira.

Em Ota a intervenção está atualmente em fase de execução e a autarquia assegura que a obra representa um passo decisivo na promoção da mobilidade pedonal segura na freguesia, concretamente entre a Urbanização de Vale de Cavalos e o centro do aglomerado urbano. A obra da responsabilidade da Câmara Municipal de Alenquer tem um valor contratual de 360.184,35 euros e um prazo de execução estimado em 180 dias.

O projeto da implementação de passadiços contempla a criação de um corredor pedonal a nascente da via existente através da construção de plataformas de aterro. Está igualmente prevista a execução de um passadiço metálico sobre o rio Ota bem como a instalação de uma box-culvert em betão armado para permitir a travessia segura de uma ribeira adjacente.

Tiago Pedro, vereador responsável pela gestão das obras municipais, garante que, e citamos o vice-presidente, “a obra está linha com o que tem sido a estratégia das obras municipais que se cruzam com a mobilidade e é mais uma intervenção que modifica o espaço público para o conforto de todos, criando mais condições de segurança de mobilidade suave e pedonal”.

“Foi desenvolvido um projeto para a criação de um novo talude que suporte um caminho pedonal, que seja seguro e seja independente da via rodoviária. Aproveitámos para corrigir algumas questões como a correção do pavimento tátil, a criação de uma situação de espera para esgoto pluvial para que no futuro não tenhamos de abrir valas e foi ainda rematado o passeio e a ligação ao passeio existente junto à rotunda e à aldeia de Ota”, referiu o autarca, lembrando que este foi um anseio sinalizado pelo Município desde 2013.

Tiago Pedro acrescentou: “A criação de um acesso pedonal na entrada de Ota era uma obra reclamada há muito tempo pela comunidade havendo uma zona em que se cruzam dois veículos, mas onde não existe um corredor exclusivo para peões. Esta situação traz alguma insegurança. Com um tráfego automóvel mais baixo do que o atual, este não era um problema como o é hoje”.