
João Nicolau apresentou no final da tarde deste último sábado a sua candidatura à presidência da Câmara de Alenquer. O evento aconteceu no Parque Vaz Monteiro perante uma multidão de centenas de apoiantes que fizeram questão de marcar presença naquela que foi igualmente a cerimónia de apresentação de todos os candidatos socialistas no Concelho de Alenquer no contexto das próximas eleições autárquicas.
A candidatura de Nicolau foi apadrinhada por uma numeroso multidão e registou nos lugares de honra a presença de figuras de relevo de âmbito local e nacional ligadas ao partido socialista. Marta Temido, Maria da Luz Rosinha, Fernando Silva, Pedro Folgado ou Jorge Riso foram alguns exemplos dos ilustres presentes. José Medeiros (empresa Manuel da Graça) e Fernando Correia (Interaves) fizeram questão de apoiar “il loco” o candidato que pretende ser presidente da autarquia de Alenquer após outubro deste ano.

O discurso de Marta Temido foi eloquente e prendeu a atenção dos presentes, sobretudo quando se dirigiu a João Nicolau em termos carinhosos e elogiosos: “Vim aqui porque conheci o João Nicolau há uns anos quando nos sentámos os dois na Assembleia da República e reconheço-lhe desde essa altura aquela mistura que ele tem entre competência, compromisso, confiança naquilo que faz, mas também um olhar de menino, um olhar de sonho, um olhar puro, que precisamos hoje em dia de continuar a ter na política e naqueles que nos representam”.
Já Pedro Folgado demonstrou alguma inspiração em partes do discurso que apresentou às várias centenas que encheram o Vaz Monteiro: “João Nicolau nasceu e cresceu em Alenquer; vive em Alenquer mas acima de tudo vive Alenquer; respira Alenquer. Para ele o nosso concelho não é um ponto no mapa onde passa a A1 nem é somente a terra da família; é a terra da sua história, de toda a sua vida, a sua terra de sempre e para sempre”. O mandatário da campanha de Nicolau acrescentou: “Nicolau é um ex-deputado respeitado, um socialista de sempre, um conhecedor profundo das dinâmicas locais, alguém que está identificado com os desafios que nos esperam”.
João Nicolau foi o último a discursar neste evento no final de tarde de sábado. Por vezes emocionado, o candidato esteve acompanhado pela esposa e filho e agradeceu a presença dos pais e dos avós de forma particular, para além de estender o rol de gratidão a todos os presentes, ilustres e anónimos. “Valorizo cada experiência profissional que tive, mas também toda a participação cívica e política que fui assumindo ao longo dos últimos quase 20 anos em Alenquer e a nivel regional e nacional”, frisou Nicolau no seu discurso, relembrando que desde 2013 é deputado na Assembleia Municipal e que entre 2019 e 2024 foi deputado na Assembleia da República.
Nicolau acrescentou: “Servir o país foi uma honra e permitiu-me adquirir competências, conhecimento e experiência. Este é o momento para me focar a 100 por cento na minha terra, no meu concelho. Candidato-me com 3 valores fundamentais: servir as pessoas, melhorar a sua qualidade de vida e melhorar o nosso concelho”, afirmou o candidato a presidente. Nicolau brincou também com as palavras de Marta Temido: “Para além dos olhos de menino, tenho outra condição importante que junto ao conhecimento do concelho e à experiência adquirida a nivel nacional e regional: a ousadia, a energia e a juventude”.
João Nicolau afirmou igualmente durante o seu discurso: “Temos que dar um novo impulso para construir um concelho que possa crescer com identidade e com qualidade. É preciso encarar com prioridade quatro áreas que afetam o dia a dia dos nossos munícipes: saúde, educação, mobilidade e ambiente. Não devemos parar o crescimento, mas teremos de o encaminhar e moldar para um crescimento de qualidade, mantendo a nossa identidade, tradições e história”.
Refira-se ainda que a cerimónia começou com meia hora de excelente música proporcionada pela dupla Alexandre Casimiro e Pedro Espada. Depois dos discursos e da apresentação dos candidatos as muitas centenas de presentes puderam deliciar-se com porco no espeto e bebida à discrição oferecidos pela candidatura de João Nicolau. Tal como já era do conhecimento público, Luís Rema será candidato a presidente da Assembleia Municipal. Paulo Matias e Cláudia Luís – respetivamente atual presidente da Freguesia de Alenquer e vereadora na equipa de Pedro Folgado – serão os “imediatos” de Nicolau, apresentados num final de tarde de sábado durante o qual também foram revelados todos os cabeças de listas que se apresentarão a votos nas freguesias de Alenquer.