
A Centenária Feira de Maio de Azambuja está à porta e já se sente o ambiente festivo nas ruas da Vila com a colocação de tronqueiras em bom ritmo e o ambiente tertuliano a emergir. Aquela que é considerada a mais castiça das festas ribatejanas está de regresso entre os dias 22 e 26 de maio. Já não falta tudo e serão cinco dias recheados de festa durante os quais não vão faltar atividades equestres e taurinas, um espaço de gastronomia, animação popular e muita música.
Confirmada para já está a presença de Nininho Vaz Maia, que tem sido notícia nas últimas horas por ser arguido num processo relacionado com tráfico de droga e lavagem de dinheiro. O artista tem direito à presunção de inocência até prova em contrário e, de resto, nega as acusações de que é alvo. Vai atuar na Feira de Maio nesta edição de 2025.

Em destaque na primeira noite, quinta-feira 22, também estará o concerto com a fadista Carminho no Jardim Urbano Dr. Joaquim A. Ramos. No sábado e tal como referimos sobe ao palco o cantor Nininho Vaz Maia. O concerto terá lugar junto à Escola Boavida Canada. “Duas grandes propostas musicais a não perder com acesso gratuito para todo o público”, ressalva fonte da autarquia de Azambuja.
Nas ruas da vila as cinco largadas de toiros continuam a constituir a grande atração do evento, fazendo as delícias dos mais aficionados e dos milhares de visitantes. E depois há aquele ambiente único das muitas tertúlias particulares que abrem as portas a quem queira refrescar a garganta ou petiscar, e ainda a ornamentação bem garrida e castiça de fachadas e janelas que tornam esta feira tão genuína e única em pleno coração de Azambuja.
No dia 22 de maio, pelas 17h00 e com palco na Praça do Município, acontece a inauguração oficial da Centenária Feira de Maio, que contará com a participação de campinos, muitos elementos das tertúlias e ainda a fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja. Este é o Dia das Tertúlias e irá começar com o tradicional desfile pelas ruas da vila animado pelo grupo popular “Pilha-Galinhas”. Depois tem lugar o espetáculo “Isto é Azambuja”, criando ambiente para a inauguração do certame. A fechar o dia terá lugar o concerto com Carminho, às 23h00, com palco no Jardim Urbano.
Para a noite de sexta-feira está reservado um dos momentos altos da festa, o desfile dos campinos com o gado à luz de archotes, a partir das 21h00, seguido da emblemática espera de toiros e largada noturna. Após a recolha dos toiros, já para lá da meia-noite, inicia-se a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos pontos centrais da vila. Pela noite dentro e pelas ruas fora há animação garantida com vários grupos de baile – “Bico D’Obra” no Largo do Rossio e “Mala Conexion” no Largo de Palmela.
Destaque igualmente para o tradicional programa de Fado Vadio no Largo da Fonte de Santo António e no Largo dos Pescadores, e ainda três bandinhas itinerantes a animar as ruas e os arraiais. Às 03h00 da madrugada a Praça do Município promete encher com o concerto “Cromos da Noite”. O Dia do Cavalo assinala-se no sábado e será dedicado às atividades equestres, com a prova de perícia de campinos e as provas de condução de jogos de cabrestos a ter lugar a partir das 15h00 na Rua Engº Moniz da Maia (entre a Praça do Município e o Centro Paroquial). A partir das 21h30 anuncia-se o tradicional passeio livre a cavalo pelas ruas da vila e com visita a várias tertúlias.
Dois pontos altos marcam a animação na grande noite de sábado. Um deles será o já referido concerto com o artista Nininho Vaz Maia marcado para as 23h00 junto à Escola Boavida Canada. O outro é a já tradicional “Festa dos Anos 80”, iniciativa solidária da Tertúlia CCM”, que terá lugar na Praça do Município com animação garantida a partir das 00h30 e com duração… até o público querer.
Na manhã de domingo preenche-se a página mais solene da Feira de Maio com a tradicional Homenagem ao Campino. Este ano todos os campinos terão o seu valor publicamente reconhecido na pessoa de Isidoro Simões, um dos campinos que há mais anos participa na Feira de Maio. No segundo momento da cerimónia será entregue o Pampilho de Honra gravado com o nome de Orlando Vicente.
Na reta final das festividades, a manhã de segunda-feira é dedicada às crianças com a iniciativa “Feira na Vila”, recheada de atividades de animação para alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Especial, a ter palco pelas ruas do evento. A derradeira tarde preenche-se com a entrega de diplomas e troféus às melhores ornamentações e despede-se com a última largada de toiros. À meia-noite um espetáculo de fogo-de-artifício dará por encerrada a Feira de Maio 2024. ste ano, a Feira de Maio volta a contar com um espaço dedicado ao artesanato e ainda com a tenda “Praça das Freguesias”, que será instalada no Páteo do Valverde.