

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai voltar a aumentar o número de bolsas de estudo atribuídas a quem ingressa no ensino superior público. Este ano a edilidade presidida por Hélder Esménio atribui 96 bolsas com vista à obtenção do grau académico de licenciatura ou mestrado, bem como de curso técnico superior profissional. Será atribuído a cada estudante 1.600 euros anuais, o que corresponde a 3,2% de aumento em relação ao valor atribuído no ano transato. O valor global do investimento neste programa será de 153 600 euros.
O Presidente da Câmara de Salvaterra de Magos salienta a mais valia deste projeto: “Este programa municipal tem vindo a crescer no número de alunos beneficiados e no valor atribuído por cada bolsa de estudo, uma vez que ao longo destes 11 anos de mandato mais do que triplicámos o número de jovens e famílias apoiadas (em 2013 eram 30) e o investimento municipal mais do que quadruplicou neste período”, referiu Hélder Esménio.

O autarca acrescentou a este propósito: “Tentamos desta forma não deixar ninguém para trás e acreditamos que com a conclusão dos seus estudos estes bolseiros vão alcançar melhores salários e desse modo progredir também a nível social”. O autarca acrescentou que o Município pretende promover a igualdade de oportunidades dos jovens no acesso ao ensino superior, atribuindo apoios baseados em requisitos de natureza socioeconómica e em critérios de mérito escolar.
Ainda de acordo com Hélder Esménio, o objetivo passa igualmente por incentivar a educação e a formação ao longo da vida da população residente no concelho e contribuir para o aparecimento de quadros técnicos superiores residentes no concelho de Salvaterra de Magos, estimulando o desenvolvimento social e económico local.