Salvaterra: Natal e comércio local voltam a estar de mãos dadas – artista FF atua a 20 de dezembro

Em Salvaterra de Magos Natal e Comércio Local andam de mãos dadas desde há uma dúzia de anos. A autarquia presidida por Hélder Esménio continua a promover esta iniciativa que acaba por ser fundamental para estimular a economia local e o comércio do concelho. Os próximos dias serão recheados de atividades culturais e lúdicas e FF atua a 20 de dezembro.

Em Salvaterra de Magos Natal e Comércio Local andam de mãos dadas desde há uma dúzia de anos. A autarquia presidida por Hélder Esménio continua a promover esta iniciativa que acaba por ser fundamental para estimular a economia local e o comércio do concelho. Os próximos dias serão recheados de atividades culturais e lúdicas para todas as idades sendo que estas atividades estão inseridas na campanha promovida pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

Nesta 12ª edição da Campanha a Câmara Municipal mantem a distribuição gratuita de senhas em todos os estabelecimentos comerciais que pretendam aderir. Serão cerca de duas centenas de senhas que podem habilitar os seus clientes, por cada compra superior a 20 euros, a “vales de compras” que vão dos 50 aos 300 euros, contando neste particular com a colaboração da Associação dos Comerciantes dos Concelhos de Coruche e de Salvaterra de Magos.

A programação alusiva a esta iniciativa arranca a 23 de novembro e decorre até 12 de janeiro. Inclui atividades diversas como teatros infantis, concertos de natal, feira do Livro, showcooking, exposições e animação de rua, às quais se juntam outras iniciativas promovidas pelas associações, coletividades, IPSS’s, comissões de festas e Juntas de Freguesia. A Feira do Livro de Natal inicia a 29 de novembro na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos e conta com muitas centenas de livros de autores nacionais e estrangeiros, apresentações, sessões de animação de leitura e atividades lúdicas.

Já o 8º aniversário da Falcoaria em Portugal como Património Cultural Imaterial da Humanidade será devidamente assinalado. A Falcoaria Real de Salvaterra de Magos recebe a inauguração da Exposição “Falcoaria no Mundo: Especial Salvaterra de Magos – Valkenswaard”, com apontamento musical de Ricardo Neiva e Francisco Ganchinho. Acontecerá a 1 de dezembro pelas 15h.

Ainda no que toca a exposições o Mercado de Cultura de Marinhais vai acolher, a 5 de dezembro pelas 18h, Dia Internacional do Voluntariado, a inauguração da exposição “As Marias” – Grupo de Costura Solidária da Universidade Sénior de Salvaterra de Magos. Para o dia 7 de dezembro na Casa do Povo de Muge está marcado o espetáculo de teatro e música com o grupo “Sopas de Pão” – Novo Circo Tradicional Alentejano, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de Muge no âmbito das comemorações dos 720 anos do Foral de Muge.

Haverá também lugar à representação de teatros infantis nos dias 8 de dezembro no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo; no dia 15 de dezembro no Auditório do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos; e no dia 22 de dezembro no Mercado de Cultura de Marinhais. Será apresentada a peça “Siripiti – A Fada das Cores” pelo Grupo de Teatro Revisteiros e haverá animação com Pai Natal e Duendes com Presente para os mais novos.

A Festa de Natal dos seniores e reformados do concelho terá lugar nos dias 12 e 13 de dezembro no Pavilhão das Festas de Marinhais e no Pavilhão das Festas de Foros de Salvaterra, respetivamente. Já o projeto municipal Praça ComVida regressa ao Mercado Diário de Salvaterra de Magos a 14 de dezembro para um Showcooking com o Chef José Maria Lino, venda de artesanato e de produtos locais.

A Câmara Municipal e a Casa do Povo de Muge promovem a 20 de dezembro a inauguração da exposição “As Nossas Gentes” – Fragmentos por Helena Manso Lopes, seguindo-se o espetáculo com BatuChoir (Coro da Academia de Artes “O Batuque”) e o Concerto com o artista FF. Para sábado, 21 de dezembro, está marcada a iniciativa Natal nas Piscinas, que terá lugar na Piscina Municipal de Salvaterra de Magos, e animação de rua nas freguesias do concelho com o Pai Natal e Duendes.

Arte(s) nas Montras é outro dos projetos municipais que envolve os lojistas, artesãos e artistas plásticos que com os seus trabalhos dão vida e cor, neste período festivo, às montras e ruas do concelho. E a 12 de janeiro vai decorrer o concerto de Ano Novo pela Banda da Sociedade Filarmónica de Muge, que terá palco no Mercado de Cultura de Marinhais. Ao mesmo tempo será realizado o encerramento da Campanha Natal e a Economia Local 2024 com sorteio e atribuição de vales de compras no comércio local.