Azambuja viveu nesta última terça-feira um dia intenso de emoções, depois de um jovem de 12 anos ter atacado com uma faca seis outros jovens amigos da mesma idade em plena Escola Básica Integrada da sede de concelho. André Salema e Silvino Lúcio deram a cara e estiveram presentes desde o primeiro momento, reforçando o apoio das autarquias às vitimas deste lamentável caso que colocou Azambuja nas bocas do país.
O Fundamental Canal entrevistou já hoje, quarta-feira, o presidente da Freguesia de Azambuja. André Salema confessa ter algum receio do futuro quando analisado de uma perspetiva panorâmica que envolva o coletivo. “Este episódio merece uma reflexão profunda e muito séria sobre a relação dos pais e adultos com as nossas crianças”, afirma o autarca.
André Salema assegura que o Azambuja Cultfest tem um plano de segurança adequado à dimensão e natureza desta organização. Recorde-se que o festival tem inicio em Azambuja na próxima sexta-feira e prolonga-se por todo o fim de semana. “O plano de segurança está articulado com a GNR, com a autarquia e com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”, reforçou igualmente Salema.
O presidente da Freguesia de Azambuja rejeita ainda, e de forma categórica, a ideia de que a violência e o vandalismo estejam associados ao crescente número de migrantes. “A comunidade estrangeira que temos em Azambuja é trabalhadora e não existem quaisquer dados oficiais que sustentem essa infeliz associação, como já tenho ouvido a outras forças políticas, inclusive aqui no Concelho de Azambuja. Refuto de todo essa ideia”, reforçou André Salema.
O líder do executivo da Freguesia de Azambuja relembrou neste contexto: “Desde há uns anos que o espaço público sofre com o vandalismo, e nem se tratam de roubos, é mesmo vandalizar por vandalizar, sendo que estes são crimes muito difíceis de levar a cabo a identificação dos seus autores por parte das autoridades competentes”. Salema realça, e citamos, que “em todo o Concelho de Azambuja os números de ocorrências desceram em período homólogo comparativamente com o 1º semestre de 2023; são dados fornecidos pela GNR por solicitação da autarquia”, complementa o presidente da Freguesia de Azambuja. Veja aqui a entrevista de André Salema ao Fundamental Canal.