Azambuja: município celebra “bôdas de prata” do Mês da Cultura Tauromáquica

O Município de Azambuja volta a promover em maio o já tradicional "Mês da Cultura Tauromáquica”. A vigésima quinta edição decorrerá até 22 de maio e culminará com a realização da Feira de Maio de Azambuja.

O Município de Azambuja volta a promover em maio o já tradicional “Mês da Cultura Tauromáquica”. A vigésima quinta edição decorrerá até 22 de maio e culminará com a realização da Feira de Maio de Azambuja. “Será um mês repleto de atividades ligadas à tauromaquia, com várias exposições, colóquios, espetáculos e demais iniciativas”, refere António José Matos, vice-presidente da autarquia presidida por Silvino Lúcio.

Este XXV Mês da Cultura Tauromáquica de Azambuja teve inicio ontem, dia 1 de maio, com a apresentação das exposições organizadas pelo município e o primeiro momento de animação. Em palco esteve a Escola de Sevilhanas Las Hermosas, da Associação Cultural A Poisada do Campino, numa atuação que serviu de comemoração do 10º aniversário da escola.

Ao longo do próximo fim-de-semana vai ter lugar o colóquio “TOIROEARTE” que terá como oradores individualidades ligadas às áreas da música, pintura, literatura, culinária, dança e escultura. Terá igualmente lugar uma feira de fotografia taurina com fotógrafos experientes neste meio; o espetáculo “Azambuja Sevillaníssima” – VI Festival de Escolas de Sevilhanas; e ainda o cortejo e a missa campal.

No fim-de-semana de 10, 11 e 12 estão anunciados o colóquio “PARLATOIRO”, com representes de vários partidos políticos que irão falar sobre o que a festa de toiros pode esperar da política; e também duas provas equestres, uma poule de ensino e uma corrida à pele – prova do campeonato da Associação Galgueira do Centro.

Na reta final da programação deste mês e no sábado, 18 de maio, está agendada uma sessão de “Toureiro a pé comentado”, com o crítico taurino Maurício do Vale; e para finalizar, no dia 22, bailarico com a banda “Compis Del Cante” e uma vacada.

De sublinhar que, esta iniciativas são organizadas pela Câmara Municipal de Azambuja em parceria com a Poisada do Campino, a UTA-União de Tertúlias de Azambuja, a Tertúlia Festa Brava e o Centro Hípico Lebreiro de Azambuja.


Fundamental distinguido com prémio “liberdade de imprensa” pelas freguesias de Azambuja e Aveiras de Cima

As freguesias de Azambuja e de Aveiras de Cima promoveram uma homenagem aos meios de comunicação que atuam no território do Município de Azambuja. Neste contexto o Fundamental recebeu o prémio Liberdade de Imprensa no âmbito das comemorações dos cinquenta anos do 25 de abril.