Em Alenquer os automobilistas já podem pagar estacionamento por telemóvel através da via verde

A autarquia de Alenquer assegura que os automobilistas que frequentam diariamente a Vila Presépio já podem estacionar nas zonas abrangidas pelos parquímetros e pagar a tarifa através do seu telemóvel smartphone.

A autarquia de Alenquer assegura que os automobilistas que frequentam diariamente a Vila Presépio já podem estacionar nas zonas abrangidas pelos parquímetros e pagar a tarifa através do seu telemóvel smartphone. “Tal é possível porque Alenquer estabeleceu uma parceria com a Via Verde que permite o pagamento do tempo de estacionamento com todo o conforto e tranquilidade em escassos segundos”, refere fonte da edilidade.

A mesma fonte acrescenta em comunicado: “Desde logo, pode estacionar o veículo (ou mais do que um) numa de três principais artérias da vila presépio e controlar a gestão do tempo sempre que quiser pelo seu telemóvel. Localiza o veículo, recebe notificações e pode também prolongar a utilização do estacionamento sempre pela via digital e sem precisar de moedas”.

A Câmara de Alenquer garante não ter virado costas ao método tradicional de inserir a moedinha, reconhecendo que aceder a este serviço por telemóvel poderá não estar ao alcance de todos os munícipes: “Se ao invés preferir o método tradicional, a vila de Alenquer está dotada com 25 parquímetros, devidamente sinalizados, que ajudam a regular o estacionamento em zonas de maior pressão urbanística”, complementa.

Por agora, as vias elegíveis para o pagamento do estacionamento através da nova aplicação ficam localizadas na Avenida dos Bombeiros Voluntários, na Avenida 25 de Abrile na Praça Luís de Camões. Refira-se que no mês de fevereiro a plataforma registou sensivelmente 600 utilizações na sede de concelho, numa duração média de estacionamento de cerca de 1 hora.

A Autarquia de Alenquer complementa esta informação lembrando que nas zonas delimitadas a tarifa mínima são 0,10 euros. O tempo máximo de estacionamento cifra-se nas 3 horas (2,15 euros). Já o estacionamento é elegível para pagamento nos dias úteis (de segunda a sexta-feira), das 9h às 18 horas. Ao sábado, é pago entre as 9h e as 13h. “A ausência de pagamento poderá levar à iniciação de um processo de contraordenação”, relembra a mesma fonte.