
A Delegação de Alenquer da Cruz Vermelha Portuguesa organizou um simulacro de sismo que teve lugar no último fim de semana na área do Centro de Formação Militar e Técnico da Força Aérea Portuguesa em Ota. O exercício denominou-se “LeaoEx24” e durou dois dias, tendo por base o que se sabe do sismo ocorrido em 1909 em Benavente com magnitude de 6.6 na escala de Richter que provocou elevados danos também no concelho de Alenquer.
Fonte da Cruz Vermelha de Alenquer explicou, e citamos, que “esta iniciativa contou com a presença de operacionais das Estruturas Operacionais de Emergência de Alenquer, Rio Maior e do Centro Humanitário do Litoral Oeste Norte e visou aferir as competências operacionais dos elementos que integram a 22ª incorporação de Delegação de Alenquer em conjunto com operacionais das restantes Unidades de Emergência da região de Lisboa e Vale do Tejo participantes”.
Estiveram envolvidos neste exercício ocorrido em Ota 3 viaturas de socorro, 3 viaturas de transporte múltiplo, 1 viatura de comando, 2 viaturas de apoio logístico e 49 operacionais e figurantes. “O simulacro incluiu a utilização de drones, um instrumento cada vez mais utilizado neste tipo de operações que permite um mais rápido e abrangente reconhecimento da área de operação e caracterização dos figurantes para conferir um elevado grau de realismo em todos os cenários”, complementou a mesma fonte.
Durante 28 horas e de forma ininterrupta foram lançados vários cenários, tais como derrocadas em espaços subterrâneos, escolas e superfícies comerciais colapsadas ou mesmo múltiplas ocorrências em zonas urbanas edificadas. “Este exercício permitiu testar a capacidade de resposta a este tipo de cenário, tendo sido varias as valências avaliadas, tais como Coordenação e comando, comunicações, avaliação e gestão de emergência pre-hospitalar em cenários multi-vitimas”, afirmou igualmente um responsável da Cruz Vermelha de Alenquer.
“O exercício realizado no fim de semana permitiu identificar fragilidades em alguns procedimentos de modo promover as devidas correções permitindo que possamos continuar a oferecer á população que servimos um socorro mais adequado e otimizado, conferindo à Cruz Vermelha a possibilidade de fazer ainda mais com os mesmos recursos”, complementou a mesma fonte. A Delegação de Alenquer da Cruz Vermelha Portuguesa completará 38 anos de existência no próximo dia 28 de Janeiro data em que se realizará o Juramento de Bandeira dos elementos da 22ª incorporação.



























