Santarém: Dia Mundial do Animal foi assinalado com ações de sensibilização

O Dia Mundial do Animal foi assinalado em Santarém a 4 de outubro no Jardim-Escola João de Deus. Desta iniciativa fizeram parte ações de sensibilização para a necessidade de proteger e respeitar os animais.

O Dia Mundial do Animal foi assinalado em Santarém a 4 de outubro no Jardim-Escola João de Deus. Desta iniciativa fizeram parte ações de sensibilização para a necessidade de proteger e respeitar os animais, numa iniciativa levada a cabo pela Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais, em parceria com o FeedInov CoLab e o Município de Santarém.

Nuno Russo, Vereador da Câmara de Santarém com o pelouro do Canil e Gatil Municipal, referiu, e citamos, que “comemorar o dia do animal é relembrar a importância que os animais têm para os humanos; é sensibilizar todos para a necessidade do bem-estar animal, cuidar com respeito e responsabilidade assegurando-lhes as melhores condições de vida possíveis”.

O Vereador mostrou-se também preocupado com o abandono animal que existe hoje em dia; “no CROAS temos muitos animais à espera de serem adotados; passem pelo Canil e Gatil Municipal, levem as vossas famílias e conheçam os cães e os gatos que estão ao nosso cuidado”, desafiou o autarca.

As cerca de 40 crianças do Jardim-Escola João de Deus tiveram a oportunidade de conhecer melhor as necessidades alimentares dos cães com uma ação dinâmica que esteve a cargo do FeedInov CoLab. “É importante compreender que os animais têm necessidades alimentares únicas e sistemas digestivos distintos dos nossos que influenciam a sua qualidade de vida e longevidade dos mesmos”, relembrou ainda Nuno Russo.

Para demonstrar a importância dos animais na vida das pessoas, nomeadamente o seu potencial terapêutico, a SmileDog teve a oportunidade de neste Dia do Animal dar a conhecer a todos a atividade de intervenção assistida por animais, proporcionando aos alunos a interação com um cão terapeuta.

Todos os presentes ficaram ainda a conhecer o trabalho que é efetuado pelo Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém. A Médica Veterinária Municipal, Margarete Cruz, aproveitou também a ocasião para falar sobre os cuidados a ter com os animais de companhia e alertar para o abandono animal, apelando à adoção responsável.

O dia ficou igualmente marcado pela entrega de duas toneladas de ração à Associação Scalabitana de Proteção Animal oferecidas pelas empresas Avenal Petfood, Ovargado, Petmaxi e Sorgal Petfood, num projeto de âmbito social, para além da doação de outros bens alimentares e brinquedos por parte do Jardim Escola João de Deus de Santarém.

A manhã terminou com a visita à exposição de animais elaborados com materiais reciclados pelos alunos do 1º ciclo da escola onde estavam representados os diversos habitats do reino animal. Este tipo de iniciativa pretende educar para o bom relacionamento entre a humanidade e o reino animal e sensibilizar para o papel importante no equilíbrio entre os seres vivos e o meio ambiente.


Nelson Neves no Portugal Atual: “Estamos no caminho do empobrecimento a velocidade estonteante”