
Parece que chegou ao fim uma espécie de telenovela que envolveu Bombeiros e Câmara de Azambuja, tudo por causa de um apoio de 250 mil euros destinado à aquisição de um carro novo de desencarceramento, uma reivindicação muito antiga desta corporação. Na reunião de câmara desta terça-feira foi aprovada a proposta apresentada pelo PS, maioritário na câmara. A mesma foi aprovada com 4 votos favoráveis, contra dois votos do PSD. O Chega esteve ausente desta reunião do executivo.
O caricato desta sessão está no facto de também o PSD ter apresentado a sua proposta de apoio aos bombeiros de valor semelhante ao da proposta da maioria, ou seja, 250 mil euros. A diferença entre ambas as propostas consistia basicamente no modelo de atribuição do valor: a proposta socialista prevê que sejam os Bombeiros de Azambuja a contrair um crédito junto de uma instituição financeira, comprometendo-se a autarquia a atribuir um valor semestral de 8336 euros, destinado precisamente a liquidar as prestações desse crédito durante a vigência do mesmo.
Já a proposta do PSD, a tal que apenas surgiu após o caso ter adquirido contornos públicos de relevante dimensão, previa que o valor fosse atribuído pela autarquia diretamente à instituição aquando da aquisição do desejado veículo de desencarceramento. Os vereadores social democratas na Câmara de Azambuja argumentaram que a proposta assumida pelo executivo maioritário agora aprovada vai penalizar os Bombeiros de Azambuja numa verba de cerca de 80 mil euros correspondente a encargos relacionados com o processo de crédito bancário.
Recorde-se que a autarquia de Azambuja tem seguido este modelo de apoio a diversas instituições aquando da aquisição de diversos equipamentos, como é o caso de um veículo para os Bombeiros Voluntários de Alcoentre, cuja proposta foi aprovada nestes moldes por unanimidade em 2019, com o voto favorável do mesmo Rui Corça que agora não vê legalidade na atual proposta, em tudo idêntica há votada e aprovada por si próprio há 4 anos. Silvino Lúcio defende que este modelo de apoio permite à autarquia conseguir apoiar nos mesmos moldes diversas entidades, uma vez que desta forma difere no tempo a liquidação efetiva dessas verbas com que se compromete com as instituições do concelho.
A proposta da maioria socialista foi, desta forma, aprovada com os 4 votos dos representantes socialistas (3) e da vereadora da CDU, tendo Rui Corça e José Paulo Pereira votado contra a mesma. Já depois desta aprovada, e aqui está o caricato da sessão, veio a discussão da proposta do PSD, que os vereadores social democratas apresentaram sob protesto e que inclusive não pretendiam que a mesma fosse votada. O presidente da autarquia persistiu em colocar a proposta do PSD à votação e a mesma foi rejeitada pelo PS e pela CDU.
Realce para o facto de tanto António José Matos como Ana Coelho terem estado ausentes da reunião de câmara, tendo ambos sido substituidos na bancada socialista. Matos é presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros de Azambuja e Ana Coelho é companheira de Ricardo Correia, o Comandante dos Bombeiros. Quando a proposta do PS foi aprovada os muitos bombeiros presentes na sala bateram palmas, tendo parado após pedido de Silvino Lúcio.




















