“Não abandone os seus animais nestas férias” – Santarém promove campanha de sensibilização

Trata-se de um drama infelizmente frequente e recorrente: o abandono de animais de estimação aquando das férias. Sob o mote “Neste verão leve toda a família de férias”, a autarquia de Santarém apela a todos os munícipes e cidadãos que não abandonem os seus animais de companhia.

Quem abandona ou maltrata animais mais não é do que uma aberração da natureza

Trata-se de um drama infelizmente frequente e recorrente: o abandono de animais de estimação aquando das férias. Sob o mote “Neste verão leve toda a família de férias”, a autarquia de Santarém apela a todos os munícipes e cidadãos que não abandonem os seus animais de companhia. “Todos os anos são muitos os animais de estimação que são abandonados nas férias e o seu abandono é crime”, relembra Nuno Russo.

O Vereador da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro do Canil e Gatil Municipal refere ainda: “o detentor do animal de companhia tem o dever de o guardar, vigiar ou assistir, e em caso de abandono que coloque em perigo a sua alimentação e a prestação de cuidados pode ser punido com multa ou pena de prisão de acordo com o Código Penal em relação aos crimes contra animais de companhia”.

Atualmente há cada vez mais alojamentos que autorizam a presença de animais. Se esta não for opção, existem muitas outras soluções para cuidar dos animais durante a ausência dos donos, como pedir a um familiar ou amigo que tome conta dele, colocá-lo num hotel para animais, encontrar uma família de acolhimento temporário, pet sitting ao domicílio ou pet sharing.


Fundamental Canal: recorde aqui a rubrica “No Coração do Ribatejo”, espaço de opinião por Pedro Reis

O Fundamental Canal estreou recentemente nova rubrica de opinião. Intitula-se “No coração do Ribatejo” e será da responsabilidade de Pedro Reis, Jurista e Vice-Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo.