A Câmara Municipal de Azambuja assinalou o Dia do Município com uma cerimónia de atribuição de medalhas a personalidades e a instituições. O evento decorreu na quinta-feira da ascensão e teve palco no auditório da Casa do Povo de Aveiras de Cima.
Silvino Lúcio explicou: “Esta iniciativa traduz-se na vontade da autarquia em prestar uma homenagem pública a um conjunto de figuras, individuais e coletivas, que reconhece como merecedoras dessa distinção pelo desempenho relevante em áreas diversas”.
Nesta cerimóniavforam entregues condecorações municipais a dois antigos autarcas, a um funcionário municipal, a vários elementos ligados às bandas filarmónicas do concelho, a uma figura da cultura tauromáquica e ainda a um conjunto de profissionais no âmbito do combate à pandemia Covid-19. Cá está a lista de medalhados e a respetiva condecoração:
Medalha de Mérito Municipal-Grau Ouro: Luís Manuel Abreu de Sousa (ex-Presidente da Câmara Municipal de Azambuja); António Montez Amaral, a título póstumo (ex-Presidente da Junta F. Azambuja e ex-Vereador da CMA); Nuno Fonseca (Coordenador Municipal da Proteção Civil de Azambuja); Corpo Ativo da A. H. dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre e Corpo Ativo da A. H. dos Bombeiros Voluntários de Azambuja; e ainda ao Corpo Ativo da Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa.
Com a Medalha de Mérito Municipal-Grau Ouro foi também distinguido Justino Cláudio Oliveira (ex-dirigente da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima e ex-presidente da Junta de Freguesia de Aveiras); Francisco Leal Carniça (músico do Centro Cultural Azambujense); António Alberto dos Santos (músico do Centro Cultural Azambujense); Olímpio Neves Silva, a título póstumo (ex-músico do Centro Cultural Azambujense) e Francisco Pereira Pinto (maestro da banda da A.D.R. “O Paraíso”).
Medalha de Mérito Municipal-Grau Prata: Vera Maximiano (enfermeira da Unidade de Saúde Pública do Estuário do Tejo); Carla Cunha (enfermeira gestora, coordenadora do Centro de Vacinação Covid-19 de Azambuja); Paulo Jorge Ferreira (cavaleiro tauromáquico, 20 anos de alternativa); Vitor Domingos (ex-dirigente da banda dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre); Sandra Isabel Reis (ex-música da banda dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre); Carlos Eduardo Zeferino (músico da banda dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre); João Filipe Ramos (músico da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima) e ainda Luís Miguel Mirradinho (músico da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima).
Medalha de Bons Serviços-Grau Ouro: Vitor Carlos Silva (funcionário da Câmara Municipal de Azambuja desde 1977).
Matilde Rodrigues: prodígio de Alenquer vice-campeã do Mundo de Muay Thai em entrevista ao F-Canal
Matilde Rodrigues tem apenas 19 anos mas já é vice-campeã do Mundo na modalidade de Muay Thai, representando a Sociedade Recreativa de Cheganças. Foi o pretexto para convidarmos Matilde e Sandro Tordo, o seu Mestre, para uma conversa no F-Canal.