
Decorreu esta segunda-feira no CNEMA o encontro de capacitação “Proteger é a Nossa Natureza – Conhecimento, Especialização, Resultados”. Esta iniciativa foi promovida pelo Instituto da Conservação da Natureza e Floresta e contou com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém.
O autarca lider do executivo scalabitano aproveitou a presença de Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, e de João Paulo Catarino, Secretário-Geral da Conservação da Natureza e das Florestas, para endereçar os parabéns por todo o trabalho que tem sido desenvolvido pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Floresta.
Gonçalves referiu que, e citamos, “o impacto dramático dos grandes incêndios em 2017 mudaram o paradigma nacional em termos de prevenção e combate aos fogos rurais, trazendo mais responsabilidades às autarquias. A gestão das faixas de combustível foi uma despesa acrescida para as autarquias, mas nós em Santarém já fazíamos esse trabalho e o Município ano após ano investe cada vez mais na Proteção Civil, na salvaguarda de pessoas e bens”.
O Presidente concluiu a sua intervenção mostrando-se preocupado: “mesmo cumprindo toda a legislação existe risco de incêndio, estamos a sentir os efeitos das alterações climáticas e temos que estar atentos para um ano que pode vir a ser muito complicado”. Já Duarte Cordeiro reconheceu a importância das ações dos sapadores florestais em Portugal, referindo: “o trabalho de 365 dias por ano e o conhecimento profundo dos territórios florestais onde desenvolvem a sua atividade fazem dos sapadores um elemento único e determinante em todas as fases do sistema integrado de fogos rurais”. O evento terminou com a entrega de 23 viaturas às equipas de sapadores florestais, no âmbito do reequipamento do programa de sapadores florestais, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência.