Santarém atribui apoio à Confraria da Gastronomia do Ribatejo e ao Trilho das Dores

O Executivo de Santarém aprovou ontem um apoio de 26 mil euros à Confraria da Gastronomia do Ribatejo e ainda um apoio financeiro de 9 mil euros ao Centro de Convívio, Cultura e Desporto de Abitureiras para a organização do Trilho das Dores.

O Executivo Municipal de Santarém aprovou ontem um apoio de 26 mil euros à Confraria da Gastronomia do Ribatejo para a realização de diversas atividades. O objetivo passa por dinamizar e promover a gastronomia do Concelho de Santarém. Ao mesmo tempo o  Município de Santarém concedeu um apoio financeiro de 9 mil euros ao Centro de Convívio, Cultura e Desporto de Abitureiras para a organização do Trail – Trilho das Dores.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, destacou que a Confraria da Gastronomia do Ribatejo tem representado a região e o Concelho de Santarém com reconhecido mérito e empenho entre os seus pares, no país e além-fronteiras.

O Presidente lembrou que a autarquia de Santarém, e citamos, “continua a apoiar e fomentar a divulgação da gastronomia local tanto ao nível regional, nacional como internacional, não apenas como forma de preservar o património gastronómico e a memória coletiva da região, mas também como forma de apoiar as atividades relacionadas com a restauração e o turismo e promover o desenvolvimento económico do Concelho”.

Entre as atividades a realizar pela Confraria está a promoção de ações de formação e sensibilização junto dos estabelecimentos hoteleiros e de restauração com o objetivo de divulgar os princípios elementares da Gastronomia do Concelho de Santarém valorizando a autenticidade da oferta gastronómica e fomentando a criação de novos produtos turísticos no âmbito da enogastronomia.

Já no que diz respeito ao Trilho das Dores Ricardo Gonçalves referiu: “a organização deste tipo de eventos é uma forma de promoção e divulgação das atividades desportivas evidenciado o dinamismo dos agentes desportivos do Concelho, sendo que este Trail tem atingido nos últimos anos uma dimensão nacional, projetando a Freguesia das Abitureiras e o Concelho de Santarém”. Este evento desportivo que integra caminhada e corrida tem data marcada para o próximo dia 08 de abril. A pontuação obtida conta para ranking Nacional de Corridas de Trail.