Salvaterra: já está em marcha a campanha “Natal e a Economia Local” com apoio da autarquia

A Câmara de Salvaterra está a promover até 1 de janeiro a Campanha “Natal e a Economia Local”. A iniciativa pretende incentivar os munícipes a escolherem o comércio tradicional neste natal premiando-os com a atribuição de 20 vales de compras entre os 30 e os 200 euros.

A Câmara de Salvaterra está a promover até 1 de janeiro a Campanha “Natal e a Economia Local”, em parceria com a Associação de Comerciantes dos Concelhos de Coruche e de Salvaterra de Magos. A iniciativa pretende incentivar os munícipes a escolherem o comércio tradicional neste natal premiando-os com a atribuição de 20 vales de compras entre os 30 e os 200 euros.

Ao mesmo tempo a autarquia, com a colaboração das associações, coletividades, comissões de festas, IPSS’s e juntas de freguesia do concelho, apresenta um vasto programa de iniciativas desde teatros infantis a concertos, Feira do Livro de Natal, exposições, animação de rua com Pai Natal e duendes, entre muitas outras de cariz cultural, desportivo, recreativo e solidário.

A Feira do Livro de Natal arranca no dia 26 de novembro e decorre até 30 de dezembro na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos, contando com a realização de atividades lúdicas, apresentação de livros para diferentes públicos e sessões de animação, as quais vão também passar pelos espaços das Bibliotecas do Espaço Jackson em Glória do Ribatejo e do Mercado de Cultura de Marinhais.

Também no dia 26 de novembro o Centro Cultural do Escaroupim será palco da apresentação da peça de teatro “Avieiras” pela Companhia Teatro do Silêncio, um espetáculo que parte de uma pesquisa etnográfica e de uma recolha de testemunhos junto de mulheres avieiras para criar uma ficção a múltiplas vozes e que evoca a viagem que a jornalista Maria Lamas realizou nos anos cinquenta do século XX para escrever o livro “As Mulheres do Meu País”.

Já no dia 1 de dezembro a Câmara Municipal vai assinalar o 6º Aniversário da Falcoaria em Portugal como Património Cultural Imaterial da Humanidade com a inauguração da exposição “A Falcoaria, a minha Arte e a minha Terra”. A 3 de dezembro no Mercado de Cultura de Marinhais inaugura a exposição “Art & Wood”, de Wenceslau Soares. Também a nível de exposições, no Espaço Jackson continua patente, até 15 de janeiro, a exposição “Artes da Nossa Terra” com peças de madeira em miniatura de Manuel Filipe Monteiro.

A programação inclui também teatro infantil com a apresentação da peça “Semente da Verdade” pelo Grupo Palco de Chocolate no dia 4 de dezembro no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, no dia 11 de dezembro no Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos e no dia 18 de dezembro no Mercado de Cultura de Marinhais.

Nos dias 15 e 16 de dezembro vai decorrer a Festa de Natal dos idosos e reformados do concelho, e no dia seguinte o Pai Natal e os duendes saem à rua com animação no Mercado Diário de Salvaterra de Magos e nas freguesias do concelho. Nas Piscinas Municipais realiza-se a iniciativa “Natal nas Piscinas”, numa organização da Câmara Municipal e do Clube Náutico de Salvaterra de Magos.

A nível musical destaque para o Concerto “Padre Borga com Banda”, a 17 de dezembro na Igreja Matriz de Salvaterra de Magos e o Concerto de Natal com Patrycja Gabrel (Soprano), Jorge Batista da Silva (tenor) e Nataliya Kuznyetsova (pianista), a 18 de dezembro na Casa do Povo de Muge.

Até 1 de janeiro decorre também o projeto “Arte(s) na(s) montra(s)”, que pretende incrementar dinâmica no comércio tradicional, e a 7 de janeiro no Mercado de Cultura de Marinhais terá lugar o Concerto de Ano Novo com a Banda da Sociedade Filarmónica de Muge. Já para 13 de janeiro está marcada a sessão de encerramento da 10ª Campanha “Natal e a Economia Local” na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos.