Alenquer: alunos do ensino superior recebem da câmara total de 30 mil euros em bolsas de estudo

O município de Alenquer vai atribuir 50 bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior destinadas ao ano letivo em curso. As candidaturas abrem a 15 de novembro e o investimento total por parte da autarquia é de 30 mil euros.

O município de Alenquer vai atribuir 50 bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior destinadas ao ano letivo em curso. As candidaturas abrem a 15 de novembro e preveem a atribuição de bolsas com valor anual de 600 euros. O investimento total por parte da autarquia é de 30 mil euros.

Os destinatários deste apoio camarário são os alunos residentes no concelho cujas famílias apresentam rendimentos reduzidos e que, por esse motivo, já são abrangidos pela Ação Social Escolar do Ensino Superior. Está prevista a atribuição de 10 bolsas de estudo aos alunos candidatos que ingressem pela primeira vez no ensino superior considerados economicamente carenciados, e outras 40 bolsas de estudo aos alunos que já se encontram a frequentar o ensino superior mediante a mesma condição de carência económica.

De acordo com Rui Costa, vereador da educação, “o objetivo da iniciativa é prestar apoio a jovens e famílias financeiramente carenciadas do concelho, de maneira a que possam obter e completar formação superior”. Este apoio é concedido pelo 12º ano consecutivo e o número de bolsas de estudo atribuídas passou de 20, em 2011/12, para 50 no atual ano letivo. “Estas bolsas municipais constituem um apoio suplementar para despesas correntes, como a aquisição de títulos de transporte e de livros técnicos/sebentas para algumas disciplinas”, complementa o vereador.

“Ainda que os valores possam não ser tão significativos, têm-se revelado uma grande ajuda para os beneficiários”, diz ainda Rui Costa, complementando: “Vamos acrescentar uma verba para ajudar estas famílias e estes alunos a fazer face a um conjunto de despesas obrigatórias para a frequência doe ensino superior e que não são acauteladas pelos serviços de ação social do ensino superior”.