Torricado, gastronomia e toiros na rua regressam a Vila Nova da Rainha

Vila Nova da Rainha prepara-se para viver a sua festa anual em honra de Santa Marta. O evento intitula-se “Cultura, Gastronomia e Torricado” e decorrerá de 24 a 26 de junho.

Vila Nova da Rainha prepara-se para viver a sua festa anual em honra de Santa Marta. O evento intitula-se “Cultura, Gastronomia e Torricado”, decorrerá de 24 a 26 de junho e celebra a riqueza gastronómica típica local, promovendo a atividade e o convívio entre as coletividades da freguesia.

O programa tem início no dia 24 com a realização do cortejo com a imagem de Santa Marta, acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Alenquer. A inauguração oficial está marcada para as 18h30, seguindo-se uma largada de toiros. A partir das 22h00, a animação do recinto será assegurada pelo conjunto musical Ómega e pelo DJ Zezocas.

No sábado, dia 25, a manhã é preenchida por atividades desportivas, com um torneio de futebol de veteranos e atividades equestres para crianças no recinto da manga. A animação propõe um espetáculo de danças sevilhanas, seguindo-se um cortejo de cavaleiros a par da atuação do grupo popular Pilha Galinhas. Para os mais corajosos, a partir das 17h30, haverá atividades taurinas com Mesa da Tortura, “Footvaca” e mais uma largada de toiros.

Quando forem 21h00 a animação regressa ao palco da festa com uma atuação da escola de dança Alunos de Apolo de Azambuja, e a partir das com o DJ John Goulart e o DJ Tomás F. O destaque de sábado vai para um evento de âmbito municipal: a gala final de eleição da Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja, com início marcado para as 21h30.

Domingo será o dia dedicado à vertente religiosa da festa de Vila Nova da Rainha, com o regresso da imagem de Santa Marta à igreja, pelas 09h30, seguindo-se o peditório pelas ruas da vila acompanhado pela banda da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima. Quando forem 15h00 terá lugar a missa em honra da padroeira, seguida pela procissão e desfile de fogaças, novamente ao som da banda de Aveiras de Cima.

A animação da tarde continuará a cargo da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima, que subirá ao palco para um concerto pelas 17h00. Após o leilão de fogaças, marcado para as 17h30, está anunciada uma atuação musical pelo Grupo de Escoteiros de Vila Nova da Rainha. As últimas horas de animação do dia, a partir das 21h00, serão asseguradas pela acordeonista Nicole Viviana, encerrando a festa 2022 à meia-noite com uma sessão de fogo de artifício.

Este evento é uma organização conjunta da Comissão de Festas de Vila Nova da Rainha e da Junta de Freguesia de Vila Nova da Rainha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja, das associações da freguesia, do comércio, da indústria e da população local. Já a iniciativa Cultura, Gastronomia e Torricado em Vila Nova da Rainha está integrada na marca “Azambuja – Terras do Torricado”.