Chega de passado: Salema reformula Festas de Azambuja e poupa 35 mil euros aos cofres da freguesia

A Freguesia de Azambuja vai empreender uma poupança de cerca de 35 mil euros nas festas da freguesia. André Salema afirma que não faz sentido as festividades sobreporem-se à Feira de Maio no que a eventos culturais diz respeito. Já os eventos religiosos passam a ser assinalados a 15 de agosto.

Tal como já estava previsto no Orçamento aprovado para este ano, a Freguesia de Azambuja vai empreender uma poupança de cerca de 35 mil euros nas festas da freguesia, que normalmente acontecem em setembro. André Salema justifica a decisão com a “necessidade de priorizar políticas públicas na manutenção e conservação do espaço público, reforçando o papel da Junta de Freguesia de Azambuja na execução das suas atribuições”.

Desta forma o atual modelo das Festas da Freguesia em Honra da Nossa Senhora da Assunção será extinto, segundo Salema, “em perfeita sintonia com a Paróquia e Assembleia de Freguesia”. “Na prática, as iniciativas religiosas concentrar-se-ão no próximo dia 15 de Agosto de 2022, feriado nacional, e dia próprio da padroeira da nossa Vila, reservando-se os habituais dias festivos de Setembro para implementação de um novo modelo”, acrescenta igualmente o presidente da Freguesia de Azambuja.

Salema diz ainda, e citamos, que “as alterações orçamentais aprovadas em dezembro determinam uma profunda reorganização da oferta cultural que atualmente conhecemos; as atividades culturais oferecidas até ao momento transcrevem em parte as atividades tauromáquicas daquilo que é hoje a Feira de Maio, e é nosso entender que eventos como o Mês da Cultura Tauromáquica e a Feira de Maio, promovidas pela Câmara, devem reforçar a identidade cultural e tradicional deste território, já contando com o habitual apoio da Junta de Freguesia de Azambuja”.

Deste modo a Junta de Freguesia irá abandonar o atual enquadramento das atuais
festividades e prepara-se para lançar um novo desafio para todas as idades… denominado de AZAMBUJA CULTFEST. “Durante 3 dias pretendemos trazer à nossa Freguesia tendências culturais e artísticas que promovam o entretenimento e principalmente o encontro entre pessoas”, explica Salema.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR