Aveiras de Cima: alunos do 9º ano da escola local transformaram uma parede fria numa obra de arte

Jovens do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Vale Aveiras em conjunto com a artista Mafalda Maia Gonçalves agora materializaram nas paredes da própria Escola um mural de sensibilização à população para a problemática do assédio sexual às mulheres e para a promoção da não violência.

Aveiras de Cima voltou a receber o projeto TransformARTE, com mais uma experiência artística em que participaram os jovens do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Vale Aveiras. Aconteceu nos dias 6 e 7 de Junho. A artista Mafalda Maia Gonçalves, autora do mural realizado no Metro de Madrid no Dia Internacional da Mulher, juntou-se a esta iniciativa por convite da autarquia.

As turmas locais do 9º ano foram convidadas a partilhar a sua perspetiva sobre a localidade de Aveiras de Cima e as problemáticas com que se deparam no quotidiano. Ao longo das sessões dinamizadas na disciplina de “LabArtes” os alunos identificaram situações preocupantes ao nível do assédio a mulheres, exprimindo-as nos seus trabalhos artísticos de forma a chamar a atenção da comunidade envolvente para o tema das várias formas de violência e do assédio sexual.

Esses trabalhos realizados na disciplina foram o mote para a proposta de mural desenvolvida pela artista Mafalda Maia, e agora materializada nas paredes da própria Escola Básica Vale Aveiras, servindo como mural de sensibilização à população para a problemática do assédio sexual às mulheres e para a promoção da não violência.

Recorde-se que o projeto “TransformARTE” também já produziu outras criações artísticas, por exemplo no Mercado Diário de Azambuja, na Escola Básica de Manique do Intendente e no Mercado Diário de Aveiras de Cima, com a participação de alunos dos três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Azambuja.