Azambuja: Feira de Maio com 6 dias de toiros, Toy e Expensive Soul

A Feira de Maio está de regresso à Azambuja entre 25 e 30 deste mês. Serão seis dias recheados de festa brava e afición e muita música com a presença assegurada do artista Toy e da banda Expensive Soul.

A Bicentenária Feira de Maio está de regresso à Vila de Azambuja entre 25 e 30 deste mês. Serão seis dias recheados de festa brava e afición, onde não vão faltar atividades equestres, taurinas, animação popular e muita música com a presença assegurada do artista Toy e da banda Expensive Soul.

“Nas ruas da vila as seis largadas de toiros continuam a constituir a grande atração do evento, fazendo as delícias dos mais aficionados e dos milhares de visitantes, sem esquecer as muitas tertúlias particulares que abrem as portas a quem queira refrescar a garganta ou petiscar, e ainda a ornamentação bem garrida e castiça de fachadas e janelas que tornam esta feira tão genuína e única”, refere António José Matos, vereador da cultura e vice-presidente do município.

A novidade deste ano consiste no dia extra, quarta-feira 25, véspera do feriado municipal, com uma entrada de toiros conduzidos por campinos pelas 22h00. Este dia surge na programação da Feira de Maio na sequência da oferta do cavaleiro tauromáquico natural de Azambuja, Paulo Jorge Ferreira, que patrocina os toiros para esta largada por ocasião dos seus 20 anos de alternativa.

No dia 26 de maio o destaque vai para a inauguração oficial da feira, que contará com a participação da Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, campinos e elementos das tertúlias. Este dia é dedicado às tertúlias e irá começar às 16h00 com o tradicional desfile das mesmas tertúlias pelas ruas da vila ao som do grupo popular “Pilha-Galinhas”.

Para a noite de sexta-feira, 27 de maio, está reservado um dos momentos altos da festa: o desfile dos campinos com o gado à luz de archotes, seguido da emblemática largada noturna. Após a recolha dos toiros inicia-se a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos pontos centrais da vila.

A edição deste ano da feira não apresentará o espaço destinado à promoção de atividades económicas, artesanato e tasquinhas. No Jardim Urbano Dr. Joaquim A. Ramos estará instalado o Palco Tradições no qual ao longo dos dias da feira irão decorrer diversas exibições desportivas e culturais de coletividades e associações das várias freguesias do concelho.