Secretária de Estado da Proteção Civil veio a Azambuja inaugurar Central de Operações de Socorro

A Central Municipal de Operações de Socorro de Azambuja foi oficialmente inaugurada no passado dia 20 de Abril. O equipamento já se encontrava em total funcionamento e foi mesmo essa realidade que a Secretária de Estado da Proteção Civil veio constatar no Páteo do Valverde em Azambuja.

O Município de Azambuja promoveu a inauguração da Central Municipal de Operações de Socorro no passado dia 20 de Abril. O equipamento já se encontra em total funcionamento e foi mesmo essa realidade que a Secretária de Estado Patrícia Gaspar veio constatar no Páteo do Valverde em Azambuja, durante a cerimónia de inauguração da Central que também contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Silvino Lúcio.

Marcou também presença nesta cerimónia o Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil e o Comandante Operacional Distrital, além de vários vereadores e autarcas de freguesias, assim como representantes das corporações de Bombeiros e Cruz Vermelha do Concelho de Azambuja. Destaque igualmente para a presença do anterior Presidente da Câmara, Luís de Sousa, autarca responsável pelo lançamento do projeto.

Recordamos que este serviço encontra-se instalado no espaço do Centro de Coordenação Operacional Municipal, integrado no Serviço Municipal de Proteção Civil, e funciona com uma equipa de 7 operadores destacados pelos Corpos de Bombeiros de Alcoentre e Azambuja e pela Delegação da Cruz Vermelha de Aveiras de Cima, estando os mesmos preparados e com a formação adequada.

“O Município de Azambuja orgulha-se de ser uma das autarquias pioneiras em Portugal, e a primeira no distrito de Lisboa, na criação deste tipo de estrutura. O objetivo é unificar as centrais de despacho daquelas três entidades, bem como criar uma sinergia de partilha de esforços que permita aumentar a rapidez e a eficiência do serviço de socorro”, referiu Silvino Lúcio durante a cerimónia.