Carregado: esplanadas nos lugares de estacionamento são legais e foram autorizadas pela Câmara

As esplanadas que recentemente surgiram em alguns locais públicos de Alenquer e Carregado são perfeitamente legais e foram devidamente autorizadas pela Câmara de Alenquer, como assegurou Pedro Folgado em entrevista ao Fundamental Canal.

Surgiram no inicio deste verão em Alenquer e no Carregado, concretamente em algumas ruas da Urbanização da Barrada, e desde logo causaram alguma reação adversa por parte de uns quantos moradores. Afinal estas “esplanadas” são perfeitamente legais e foram devidamente autorizadas pela Câmara de Alenquer, como assegurou Pedro Folgado em entrevista ao Fundamental Canal.

O autarca afirmou a este propósito: “Neste momento difícil que vivemos continuo a achar que é muito importante tomarmos medidas que promovam a proximidade das pessoas em segurança, mas também as oportunidades para que as pessoas continuem a fazer a sua vida enquanto a pandemia não acabar“. Por essa razão, Pedro Folgado tomou a decisão de aprovar as esplanadas que são visíveis em alguns lugares de estacionamento em frente a alguns cafés do Carregado e de Alenquer.

Ainda a este propósito, o Presidente da Câmara de Alenquer acrescenta: “É verdade que ouvi algumas criticas por ter aprovado estas esplanadas, que na prática acabam por ocupar alguns lugares de estacionamento, mas é importante que as pessoas tenham condições para viverem, para continuarem a desenvolver os seus negócios; toda a gente tem direito à vida“, ressalva Folgado.

O edil assegura igualmente que estas esplanadas são provisórias e destinam-se a auxiliar os comerciantes, em concreto os hoteleiros, a enfrentarem as dificuldades causadas pela Covid-19. “Enquanto durar esta questão da pandemia é essencial que as pessoas resistam, que consigam trabalhar, e ainda recentemente o governo impos mais regras em que nas esplanadas não há qualquer problema mas no interior dos cafés e restaurantes é necessário certificado ou testes negativos“, realçou, reforçando que a medida tomada pelo município é de todo justificada.

Acrescente-se que estas esplanadas não foram bem compreendidas por alguns moradores que insistem em alimentar pequenos conflitos com os proprietários dos cafés que promoveram estes locais de lazer em espaço público. Alguns moradores não estão convencidos da legalidade destas esplanadas, por mais que a mesma lhes seja transmitida pelos empresários hoteleiros. Pedro Folgado, Presidente da Câmara de Alenquer, não deixa quaisquer dúvidas a este respeito: as esplanadas são legais e autorizadas pela autarquia.


Pedro Folgado: “Gostaria de ter a confiança dos alenquerenses para fechar ciclo de 12 anos”

Esta é a entrevista que fecha para já o ciclo de conversas com os candidatos à presidência da autarquia de Alenquer em 2021. Pedro Folgado é recandidato pelo PS e pede aos alenquerenses oportunidade para encerrar um ciclo de 12 anos à frente da autarquia. Veja a entrevista já de seguida.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR