Folgado inaugurou “Sala de Aula do Futuro” no agrupamento de escolas de Alenquer

Pedro Folgado inaugurou a “Sala de Aula do Futuro” do Agrupamento de Escolas de Alenquer no passado dia 8. Na cerimónia estiveram igualmente presentes Rui Costa, vereador da Educação, e o diretor do agrupamento.

Preparar o futuro adaptando os equipamentos de ensino ao mundo em que vivemos. Este parece ser o desígnio da autarquia de Alenquer e nesse sentido Pedro Folgado inaugurou a “Sala de Aula do Futuro” do Agrupamento de Escolas de Alenquer no passado dia 8. Na cerimónia estiveram igualmente presentes Rui Costa, vereador da Educação, e o diretor do agrupamento.

Rui Costa referiu, e citamos, que “estas salas representam um desafio para toda a comunidade educativa, uma vez que desconstroem o paradigma da sala de aula tradicional, apontando para metodologias de ensino mais ativas em que os alunos são o centro e o motor da sua própria aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso escolar e uma integração perfeita no mercado de trabalho”.

O responsável pelo pelouro da educação afirma ainda que, e voltamos a citar, “a mais valia que esta sala pode trazer à escola é agora da própria escola, uma vez que o desafio do município foi encontrar o financiamento para o projeto”. Acrescente-se que este
investimento cifrou-se nos 40 mil euros em apenas uma das salas, sendo que o município comparticipou com a quantia de 13 mil euros.

Já Pedro Folgado concluiu que este projeto é parte integrante da iniciativa “lnSeES – Inovar para o Sucesso Escolar” uma parceria entre o município de Alenquer e a OesteCIM, integrada no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da região Oeste. Refira-se que no âmbito deste acordo, foi promovido um conjunto de candidaturas a fundos comunitários através do Programa Portugal 2020, o “Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro”.

A Sala de Aula do Futuro comporta ambientes educativos aliciantes com o uso da
tecnologia que privilegiam a ação do aluno, favorecendo a motivação, a criatividade e o
envolvimento do aluno na construção individual ou coletiva do conhecimento. Envolve ainda os professores e os alunos em novos processos de ensino e de aprendizagem com pedagogias mais avançadas, proporcionando um impacto positivo nos alunos, nomeadamente ao nível do desenvolvimento das suas competências para o século XXI, ao nível das suas atitudes e ao nível do seu aproveitamento, com benefícios para a
aprendizagem dos alunos.


Ernesto Ferreira, candidato CDU a Alenquer: “Não prometo reversão das águas, seria enganar os munícipes”

Ernesto Ferreira foi o primeiro candidato à presidência da Câmara de Alenquer entrevistado pelo Fundamental Canal no âmbito do ciclo de entrevistas que o nosso órgão de comunicação vai levar a cabo tendo como palco o Museu do Vinho situado na Vila Presépio. Veja aqui a entrevista.

;
VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR