Queda de avioneta nas Virtudes faz um ferido nesta manhã de segunda-feira

Registou-se na manhã desta segunda-feira a queda de uma aeronave agrícola nos terrenos a sul da localidade de Virtudes, no Concelho de Azambuja. Deste acidente resultou um ferido de 34 anos, precisamente o piloto da aeronave.

Registou-se na manhã desta segunda-feira a queda de uma aeronave agrícola nos terrenos a sul da localidade de Virtudes, no Concelho de Azambuja. Deste acidente resultou um ferido de 34 anos, precisamente o piloto da aeronave que resistiu à queda da mesma, não obstante o estado de destruição que o avião evidenciava após ter-se estatelado no solo.

De acordo com Ricardo Correia, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, a aeronave agrícola é um monolugar, propriedade de uma empresa privada. O alerta para o 112 chega através de um popular que observou a queda da mesma aeronave no horizonte. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Azambuja foi contatado pelas 8h54, mas nessa altura a localização da aeronave era ainda incerta.

Ainda segundo a mesma fonte dos Voluntários de Azambuja, nesse momento os dados referiam que a avioneta acidentada se encontrava entre a localidade de Virtudes e o Aeródromo de Alqueidão. Foi então dado o despacho inicial de um veículo de combate e desencarceramento, uma ambulância de socorro e um veículo de comando que percorreram toda a zona em busca da aeronave tendo esta sido localizada cerca de 25 minutos após o inicio das buscas.

No local, e apesar dos danos na aeronave, encontrava-se um homem de 34 anos já fora da avioneta, com ferimentos leves, tendo a equipa de Bombeiros ainda feito uma proteção ao combustível derramado por razões de segurança, não havendo qualquer foco de incêndio. A vítima foi avaliada pela ambulância e cerca das dez da manhã foi evacuada ao Hospital de Vila Franca de Xira como ferido leve.

O local foi então entregue aos técnicos do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves que irão apurar as causas do incidente. Além dos 3 veículos dos Bombeiros de Azambuja com 8 operacionais esteve também no local a GNR de Azambuja e o Coordenador Operacional Municipal de Azambuja, Nuno Fonseca.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR