Mês da Cultura Tauromáquica decorre em Azambuja até 26 de Maio

O Município de Azambuja vai promover o Mês da Cultura Tauromáquica em formato online. Esta edição decorrerá até 26 de maio e culminará, como tem sido tradição nos últimos anos, com a realização da Bicentenária Feira de Maio.

Mês da Cultura Tauromáquica realiza-se pela 18ª vez em Azambuja

O Município de Azambuja vai promover o Mês da Cultura Tauromáquica em formato online. Esta edição decorrerá até 26 de maio e culminará, como tem sido tradição nos últimos anos, com a realização da Bicentenária Feira de Maio.

As atividades já arrancaram e continuam até ao final do mês. Para o próximo fim-de-semana está programado um colóquio “Toureio a Pé: Conversando…”. Este colóquio é uma organização da Associação Cultural A Poisada do Campino e contará com Maurício do Vale a moderar esta conversa e como intervenientes Nuno Casquinha, João D’Alva e Paulo Sérgio.

A terminar o sábado, dia 8, poderá assistir a um Espetáculo de Sevilhanas e Flamenco denominado de “D’ Vuelta”. Já no dia 9, domingo, poderá assistir à Visita Guiada à Tertúlia Ti Jula. Ambas as iniciativas são organizadas pelo Município de Azambuja.

É de referir que as tertúlias são um dos elementos principais nas comemorações associadas ao Mês da Cultura Tauromáquica e da Feira de Maio. “A sua génese é quase sempre semelhante, a necessidade de criar um espaço para reunir amigos que, em comum, partilham a paixão pela arte tauromáquica“, lembra fonte da autarquia.

A mesma fonte acrescenta: “As tertúlias são espaços decorados especificamente em torno do tema da tauromaquia e do campo. O seu espólio faz das tertúlias um elemento único e identificativo da nossa tradição“.

Com as festividades do Mês da Cultura Tauromáquica e da Feira de Maio, as tertúlias abrem as portas ao público e oferecerem um convívio em torno da cultura e tradição de Azambuja. “Este ano abrem-nos as portas para conhecermos um pouco da história, tradição e do seu espólio em formato online“, afirmam os organizadores do evento.

À semelhança do ano anterior, a Câmara Municipal de Azambuja lança um desafio à população intitulado #MAIOÀJANELA. “O desafio consiste em decorar as janelas, varandas e montras com vários adereços de forma a engalanar a nossa vila e manter a tradição que se assinala anualmente no mês de maio“, apela ainda fonte da organização.