Aveiras de Cima: Ávinho através da internet começa já na próxima sexta-feira

A Festa do Vinho e das Adegas está de regresso em formato digital e decorrerá entre os dias 9 e 11 de abril. O evento continua a ser dinamizado pela autarquia de Azambuja. 

Não deixa de ser meio esquisito noticiar uma Ávinho através da internet, mas a tal obriga estes novos tempos que vivemos. A Festa do Vinho e das Adegas está de regresso em formato digital e decorrerá entre os dias 9 e 11 de abril. O evento continua a ser dinamizado pela autarquia de Azambuja.

A Ávinho deste ano promete um conjunto de conteúdos dedicados à festa, à etnografia e às atividades ligadas à vitivinicultura do Concelho de Azambuja. Devido às atuais circunstâncias provocadas pelo novo coronavírus, não é possível realizar a Ávinho nos moldes habituais, tendo o município adotado esta nova estratégia, recorrendo à página oficial de Facebook do evento para, e citamos, “comemorar a nossa festa”.

Na programação destes três dias pode-se contar com muita animação, desde Fados nas Adegas, vídeos etnográficos com os Ranchos Folclóricos do Concelho, a um Concerto com os “Camisas Negras”. Na próxima sexta-feira decorrerá a inauguração e uma visita virtual à Exposição de Arte Urbana “Etapas do Ciclo da Vinha e do Vinho”. Já no dia 10, sábado, terá destaque a gastronomia com um momento de Showcooking com o Chef Daniel Sequeira, que será transmitido na página de Facebook.

No domingo o destaque recairá de novo no vinho. O dia começa às 15h00 com o lançamento do Catálogo de Vinhos do Concelho de Azambuja, destacando-se de seguida a 38ª edição do Concurso de Vinhos do Concelho e o anúncio dos vencedores da colheita de 2020. Pelas 17h00 poderá assistir ao Workshop “À Descoberta dos Vinhos do Concelho” com o Escanção Rodolfo Tristão.

E para que a adaptação a estes novos tempos seja completa, o município de Azambuja reforça o apelo desta forma: “Aceite o desafio #ávinhoemcasa, tome o seu lugar na sala, dê um passinho de dança em casa, prepare um copo de vinho, agarre numa caneca da Ávinho e nos seus adereços preferidos e junte-se a nós! Partilhe uma fotografia de como é a ÁVINHO em sua casa, utilizando a #ávinhoemcasa. Porque juntos mantemos a tradição e celebramos a nossa identidade! Em simultâneo, lançamos o desafio para decorar a sua janela ou varanda, de forma a engalanar as ruas de Aveiras de Cima e manter a tradição. Junte-se a nós e participe!”

Outros tempos, sem sombra de dúvida.