Domingo há recolha de sangue e dadores de medula em Azambuja

O Grupo de Dadores Benévolos de Sangue vai realizar mais uma ação nas instalações da Poisada do Campino. A sessão conta com a colaboração e supervisão do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

O Fundamental já tinha noticiado e agora relembra: domingo volta a haver recolha de sangue em Azambuja. O Grupo de Dadores Benévolos de Sangue vai realizar mais uma ação nas instalações da Poisada do Campino. A sessão conta com a colaboração e supervisão do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

A recolha de sangue decorrerá entre as 09h00 e as 13h00, cumprindo com todas as orientações da Direção-Geral de Saúde e o devido distanciamento social. Em simultâneo, o grupo dá continuidade à campanha de angariação de potenciais dadores de medula óssea.

O primeiro passo desse processo consiste numa pequena colheita, destinada à análise das características do sangue, e no registo dessas características e da identificação do dador na base de dados nacional. A partir desse registo, o dador poderá ser convidado a efetuar uma dádiva destinada a uma pessoa que precise e com a qual seja compatível.

O grupo apela à participação de todos os associados e sensibiliza a população em geral para a necessidade de haver mais dadores e para o slogan do movimento, “dar sangue é dar vida”.