Autarquia de Alenquer investe na recolha de reciclagem porta a porta

A Autarquia de Alenquer está a investir na recolha porta a porta de material reciclado em todo o território concelhio.

A Autarquia de Alenquer está a investir na recolha porta a porta de material reciclado em todo o território concelhio. Todas as segundas e quintas-feiras uma equipa da Valorsul percorre os 97 estabelecimentos aderentes, recolhe o material para reciclagem e distribui novos sacos para a deposição dos resíduos.

Recorde-se que desde 2018 o município de Alenquer aderiu ao programa “Ecolinha”, iniciativa da Valorsul que promove a recolha de plástico, vidro, papel e cartão junto dos estabelecimentos comerciais de Alenquer, Carregado e Paredes.

Já no ano de 2020 foram recolhidas no âmbito desta iniciativa 30,5 toneladas de papel/cartão, 11,52 toneladas de embalagens e 5,76 toneladas de vidro, perfazendo o total de 47,8 toneladas de resíduos encaminhados para a reciclagem.

Acrescente-se que a cobertura do restante concelho é assegurada pelos serviços do Ambiente do município e abrange cerca de 75 lojas, empresas e indústria, sendo que neste caso é recolhido apenas papel/cartão e plástico.

De acordo com fonte da autarquia, todos os meses são recolhidas em média 4 toneladas de plástico e 10 toneladas de papel e cartão, sendo que durante o ano de 2020 foram recolhidas 50,9 toneladas de plástico e 124 toneladas de papel e cartão.